Natal será palco do III Encontro Nordestino de Palhetas Duplas, que vai trazer à capital potiguar, renomados oboístas e fagotistas. O evento realizado pela Associação Brasileira de Palhetas Duplas (ABPD) junto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontecerá na Escola de Música da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). O evento acontecerá entre os dias 25 a 27 de maio.
As palhetas são elementos utilizados em instrumentos de sopro, são lâminas feitas de metal, plástico ou Cana-do-reino, que vibram com a passagem do ar para produzir o som do instrumento.
Instrumentos como oboé, o fagote e a gaita-de-fole são considerados de palheta dupla. Feita de duas lâminas de bambu ou material sintético são amarradas uma contra a outra através de um tubo de metal e cortiça, que é acoplado ao instrumento Não é necessário uma boquilha, uma vez que uma palheta está em contato com a outra. O músico pressiona as palhetas entre os lábios enquanto sopra para produzir o som. O som é produzido através da vibração das lâminas com o ar que passa entre elas.
A programação inclui a realização de masterclasses, e oficinas de palhetas e regulagem para oboé e fagote. O acesso aos recitais e concertos, oferecidos durante o encontro, será gratuito e aberto a toda comunidade.
Veja o cartaz completo do evento a seguir:
Mais informações do festival, acesse o site: https://enpd2018.blogspot.com.
SERVIÇO:
III Encontro Nordestino de Palhetas Duplas
Data: de 25 a 27 de maio
Local: Escola de Música da UFRN (EMUFRN)
Atividades: Masterclasses, oficinas de palhetas e regulagem para oboé e fagote, palestras e concertos
Realização: ABPD e EMUFRN.
Foto utilizada pelo Brechando para ilustração: G1.
Deixe um comentário