Brechando/Cidades / Castramóveis estão nove meses parados na Semurb

Castramóveis estão nove meses parados na Semurb

Na próxima segunda-feira (8), a partir das 17 horas, o vereador Sandro Pimentel realizará protesto, com o apoio das entidades em defesa dos animais, em defesa dos animais farão um protesto em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, para pedir a circulação dos Castramóveis na capital potiguar. Mesmo com verba, equipe…

Compartilhe:

Na próxima segunda-feira (8), a partir das 17 horas, o vereador Sandro Pimentel realizará protesto, com o apoio das entidades em defesa dos animais, em defesa dos animais farão um protesto em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, para pedir a circulação dos Castramóveis na capital potiguar.

Mesmo com verba, equipe e planejamento feitos, a Prefeitura de Natal se recusa a colocar em funcionamento o serviço móvel de castração. Só nos resta ir para rua e protestar contra esse absurdo que afeta o cuidado animal e a saúde pública em Natal.

A política de castração animal é uma alternativa eficaz para evitar a superpopulação de animais de rua. foi resultado de uma proposta de lei do vereador Sandro Pimentel (PSOL) conquistou no final de 2015 a verba necessária para aquisição de dois veículos equipados para realizar a castração de animais.

Em julho de 2016, os veículos chegaram em Natal e ainda não entraram em operação.  Depois disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou falta de equipe e de um plano de execução para o funcionamento dos veículos. 

Faz nove meses que os Castramóveis estão parados na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Os dois carros começariam a circular em agosto do ano passado, mas precisaria finalizar o convênio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a coordenação de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP). São dois veículos montados em Recife (PE) que irão oferecer serviço móvel de castração para animais adotados por famílias de baixa renda e posteriormente, para animais em situação de rua.

A intenção que as duas unidades de castração rodem as quatro zonas urbanas mais rápido possível. Até agora, a Prefeitura não colocou devido à demora do convênio falado acima ser finalizado.

Além disso, um abaixo-assinado foi criado como uma forma de pressionar o Município a circular os dois veículos que foram comprados para esta devida função e que estão parados. O objetivo é coletar duas mil assinaturas para entregar ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Para assinar, precisa acessar este link.

Importância da Castração

A castração animal pode ser realizada para prevenir de doenças, como tumores prostáticos, mamários e uterinos. Entretanto, algumas pessoas não possuem grana para pagar o veterinário. Uma das soluções que a capital potiguar está desenvolvendo é a criação de um Castramóvel.

Natal é conhecida por uma grande quantidade de gatos e cachorros abandonado nas ruas da capital potiguar. Além os abrigos em Natal e os existentes vivem de doações, enfrentando bastante dificuldades. Uma das formas de controlar o desenfreado crescimento dos mesmos é a castração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. No ano passado, Natal registrou 39 casos de humanos com Leishmaniose, popularmente conhecida como “Calazar”. Até junho deste ano de 2016 já foram notificados 548 cães contaminados e 22 casos de Leshmaniose somente em Natal.

Para saber mais sobre o protesto, clique neste link.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus