O último domingo (20) foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Pela primeira vez em Natal houve a Marcha da Periferia, em Bom Pastor, onde a concentração foi na Escola Estadual Jean Mermoz. O objetivo da marcha era lembrar de Zumbi dos Palmares e Dandara, líderes do Quilombo dos Palmares, símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil.
Além de lembrar de Zumbi e Dandara, líderes do quilombo dos Palmares, foram denunciadas as marcas do racismo na sociedade brasileira.
Na mesma manifestação, eles criticaram a PEC 55, ideia da Escola Sem Partido, a reforma do ensino médio, fim dos genocídios da população jovem e negra, melhores oportunidades de saúde, empregos e estudos aos negros e dentre outras medidas.
Da escola, eles caminharam até a Praça dos Beijoqueiros, principal ponto do bairro de Bom Pastor. Conforme falamos nesta reportagem, a maior concentração de negros/pardos na capital do Rio Grande do Norte fica na região da zona Norte e Oeste da cidade.
Quem acompanhou a Marcha da Periferia foi a fotógrafa Catarina Santos, que também é conhecida como ativista política. É estudante de Ciências Sociais e sua fotografia tem um foco voltado para as questões sociais e denuncia as desigualdades existentes na sociedade como um todo. Já expôs o seu trabalho no Bar 54 e no Teatro Riachuelo.
Confira as fotos, que ficaram incríveis, a seguir:
Deixe um comentário