O que são editoras independentes? São aquelas que utilizam poucos recursos para publicar um livro e não são ligadas às grandes empresas. Mesmo trabalhando em formato reduzido, essas editoras são conhecidas pelos excelentes trabalhos na literatura.
Antigamente era muito difícil publicar livros em Natal, só se você participasse dos editais públicos ou das editoras da UFRN e Fundação José Augusto. Mas, um grupo de pessoas montaram as suas editoras independentes e mostram que é possível mostrar que Natal tem literatura. Confira a lista do Brechando:
Sebo Vermelho
Quando pensamos em produção literária diferente, logo vem a mente o Sebo Vermelho, do Abimael Silva, que é uma loja de livro usados, que fica na Avenida Rio Branco (desde 97 está lá), e, ao mesmo, tempo uma editora que já lançou livros de diversos autores potiguares nestes 30 anos. O sebo se tornou a principal referência para quem busca sobre a literatura potiguar. Já foram publicados 430 títulos através da editora.
Fortunella
Fortunella é uma editora que foi criada por Sandro Fortunato há uns três anos e o seu foco é publicar livros de cinema, teatro, jornalismo e biografias. Já lançou os livros de Karla Larissa, César Ferrario, Pedro Balduíno, Marcelo Tavares e Paneloviski e dentre outros. Além disso, promove diversos eventos para estimular a literatura potiguar e nacional.
Além disso, a editora tem uma loja virtual.
Editora Tribo
Criada por Themis Lima, é um coletivo de escritores, artistas e comunicadores. Juntos, eles já publicaram diversos livros e fanzines, como “A Bruxa”, biografia do jogador de futebol potiguar Marinho Chagas, que chegou a participar da Seleção Brasileira. Um dos best-sellers é o livro reportagem que fala sobre Valdetário Carneiro, um dos famosos bandidos que botou medo no Rio Grande do Norte na década de 80 e 90.
Jovens Escribas
Os Jovens Escribas foi um dos primeiros selos independentes do Rio Grande do Norte. Começou em 2004. A editora foi criada pelo publicitário Carlos Fialho que resolveu juntar com outros jovens, Patrício Júnior, Daniel Minchoni e Thiago de Góes, que tinham a mesma vontade dele: publicar livros. Mas também, eles conseguiram publicar livros de outros autores consagrados, como Nei Leandro de Castro. Agora, eles também lançam livros de outros escritores brasileiros e participam de diversos eventos literários.
Miopia
Miopia é uma editora criada neste ano em Natal e já está realizando algumas publicações na cidade. Por enquanto, eles só lançaram a fanzine “O Frio”, do jornalista Pedro Vale, e promete novos lançamentos por aí.
Deixe um comentário