Doutrinação
-
substantivo femininoato ou efeito de doutrinar; catequese, doutrinamento, adoutrinação.
Muitos acusam alguns professores de escolas públicas e privadas de “doutrinar” os alunos, principalmente para convencê-los de seguir uma determinada visão política. Por isso, que alguns políticos e educadores defendem a “Escola Sem Partido”, que já discutimos no blog.
Recentemente, professores do NEI, escola de educação infantil mantida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a paralisação de um dia da instituição.
Então, o deputado Rogério Marinho (PSDB) acusou a escola de doutrinar os alunos, que gerou revolta de alguns pais, chegando fazer um protesto contra essa denúncia. Além disso, é autor de um projeto de lei que quer punir os professores que supostamente realizam “esse tal ato”.
Este parlamentar irá no dia 4 de novembro participar de um debate no campus da zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
O deputado vai discutir com os professores sobre o tema “Doutrinação nas Escolas: existe?”. Além dos deputado, estarão a professora de Direito Constitucional da UNP, Grazielly Fontes, que também concorda com o deputado.
Para argumentar contra essa ideia estão o professor de Educação do Campus Natal – Central, Dante Moura, e o professor de Sociologia do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira. A mediação ficará por conta de Sérgio Trindade, professor de História e mestre em Ciências Sociais pela UFRN. O evento começa às 15h e é aberto à comunidade escolar e ao público externo.
O projeto, intitulado Debate em Cena, acontece desde 2015 e foi idealizado pelos professores Luiz Roberto Alves, Sérgio Trindade, Luiz Henrique Felício e Roberto Fonseca. A instituição tem levado diversas pessoas para debater sobre o cotidiano brasileiro e natalense.
E, você? O que está achando do ensino básico brasileiro? Este é um bom momento para tirar dúvidas ou manter as suas opiniões.
Esta é a primeira edição do Debate em Cena do semestre letivo 2016.2. O projeto retomado agora, contudo, é parte integrante do desenvolvimento das disciplinas Filosofia, História e Sociologia dos cursos técnicos na forma integrada da Unidade Natal – Zona Norte do Instituto.
Ainda no ano letivo 2015, os debates versaram sobre: Ética na Política ou Ética da Política?; Mídia e Opinião Pública; Deus Existe?; Entre a Esquerda e a Direita; · 1964: Golpe ou Revolução?; Seria a Democracia uma Ditadura?; e, por fim, o “Jeitinho Brasileiro”: da Corrupção Cultural à Corrupção Política.
Deixe um comentário