A estudante de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Heloísa Alves, fotografou as alterações de algumas casas natalenses. Ela é integrante do Grupo de Pesquisa Morfologia e Usos da Arquitetura, no qual contribui desde 2001 para ampliar o conhecimento sobre a formação e transformação de cidades e edifícios, e sobre paradigmas subjacentes a esses processos, enfocando relações entre teoria e forma construída, e entre forma construída e práticas socioculturais.
A atividade faz parte do projeto “Ícones da Arquitetura Moderna“, uma pesquisa sobre a Arquitetura Moderna da cidade de Natal, mediante o enfoque em edifícios e moradias, alguns citados em publicações acerca da arquitetura modernista potiguar como também os que não figuram estas obras.
Foram elencados ícones que representam o acervo local modernista, divididos nas seções Moradias e Edifícios. Para chegar aos ícones do nosso patrimônio moderno foram desenvolvidas duas pesquisas. Um dos trabalhos realizados no projeto de pesquisa foi o trabalho “Natal Cidade Sempre Nova”. A intenção do projeto é mostrar o processo de alterações da arquitetura moderna que foram modificadas a partir dos anos 1980 não só em Natal, mas também em outras cidades.
A arquiteta Maria Heloísa Alves foi fotografar vários pontos da cidade como prédios públicos e casas residenciais que tinham um estilo arquitetônico modernistas, construídas até a metade do século XX e dentro das imagens mostrar o antes e depois dessas alterações.
Alguns dos prédios ainda sofreram algumas restaurações e mantém sua arquitetura igual quando originalmente foi construída, mas outras tiveram completamente uma alteração.
Veja o álbum de fotos a seguir:
Deixe um comentário