Brechando/Cidades / Primeiros programas de televisão em Natal

Primeiros programas de televisão em Natal

A televisão no Brasil chegou nos anos 50, porém os primeiros canais de televisão genuinamente do Rio Grande do Norte surgiram apenas 20 anos depois. Mais precisamente com a chegada da TV Universitária, no ano de 1972, na década de 70 surgiram mais outros canais em Natal. O Brechando vai mostrar alguns programas que eram transmitidos…

Compartilhe:

A televisão no Brasil chegou nos anos 50, porém os primeiros canais de televisão genuinamente do Rio Grande do Norte surgiram apenas 20 anos depois. Mais precisamente com a chegada da TV Universitária, no ano de 1972, na década de 70 surgiram mais outros canais em Natal. O Brechando vai mostrar alguns programas que eram transmitidos nos primórdios da televisão potiguar. A gente dividiu os vídeos pelos três canais que foram fundados na cidade. Confira:

TV Ponta Negra

TV Ponta Negra foi o segundo canal criado na cidade, em 1987, e pertencia ao Sistema Ponta Negra de Comunicação, de propriedade da Família Souza, e foi fundada pelo já falecido ex-deputado federal e senador Carlos Alberto de Sousa, pai da ex-prefeita Micarla de Sousa. Carlos Alberto era uma espécie de Silvio Santos Potiguar e tinha programas similares ao homem do baú, conforme os vídeos que serão apresentados a seguir.

Apresentação dos cantores Fernando Luiz, Alípio Martins e Beto Barbosa no programa Carlos Alberto:

Jornalistas Laurita Arruda e João Ricardo Correia ainda crianças sendo jurados do programa Carlos Alberto, veja a seguir:

TVU

TV Universitária é uma emissora de televisão educativa brasileira sediada na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte e fica dentro campus universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi fundada em dezembro de 1972, sendo uma das mais antigas emissoras educativas do Brasil e a primeira criada no Rio Grande do Norte. Confira trechos de alguns programas a seguir:

Confira o programa de 1979, uma homenagem ao jornalista Berilo Wanderley, morto naquele ano:

Vinheta do programa Memória Viva:

Entrevista com o educador Paulo Freire:

TV Cabugi

A TV Cabugi foi fundada em 1987 pela família Alves e foi o terceiro canal fundado na cidade. É afiliada da Rede Globo. Em 2006, a família Alves vendeu parte das ações da emissora para o empresário capixaba Fernando Aboudib Camargo, dono da Rede InterTV e passou a ser chamada de Intertv Cabugi.  Um dos programas antigos da emissora é o Cabugi Comunidade que debate diversos assuntos, confira um dos programas a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus