Brechando/Cidades / Uma visita ao Café São Luiz

Uma visita ao Café São Luiz

Quem não conhece o Café São Luiz nunca foi ao centro da cidade. No meio da Rua Princesa Isabel se perguntar para qualquer um “Aonde fica o Café São Luiz” todos vão responder e direcionar o destino. A entrada com um monte de senhores discutindo política sentados em um banco, com xícaras na mão, e…

Compartilhe:

Quem não conhece o Café São Luiz nunca foi ao centro da cidade. No meio da Rua Princesa Isabel se perguntar para qualquer um “Aonde fica o Café São Luiz” todos vão responder e direcionar o destino. A entrada com um monte de senhores discutindo política sentados em um banco, com xícaras na mão, e outros assuntos que acontecem em Natal não nega, é ali mesmo que fica a tradicional cafeteria. Está no antigo “O Grande Ponto”.

O Grande Ponto seria um trecho do Bairro da Cidade Alta em Natal. Alguns lembram que existiu um estabelecimento com esse nome que teria aberto suas portas na década 1920 e fechado nos anos 1950. Funcionava na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua João Pessoa.

Público debatendo diversos assuntos dentro do café
Público debatendo diversos assuntos dentro do café

O Café São Luiz existe na cidade desde 1953. Uma das coisas mais interessantes do café é o público fiel, que além de degustar os quitutes e o delicioso café, é um ponto de encontro de velhos e grandes amigos. O lugar também se firmou no tempo como ponto de encontro para intelectuais, artistas, políticos e jornalistas.

Foi fundado para servir de ponto de degustação ao café da marca São Luiz, que não existe mais. Inicialmente ficava na esquina entre a Rua João Pessoa com a Princesa Isabel, porém está na casa número 627 na Princesa Isabel desde o fim da década de 1960. É o único ponto do antigo Grande Ponto que se mantém de portas abertas. Podemos dizer que é um guerreiro.

IMG_7463

Recentemente, o estabelecimento mudou de administração. A casa passou por uma reforma por cinco meses e reabriu no dia 29 de novembro de 2014, sob a nova administração dos sócios e cunhados Paulo Roberto de França e João Antônio da Cruz Neto. Paulo Roberto faz questão de atender todos os clientes da cidade e começa a bater um papo sobre os mais diversos assuntos.

Conheça mais o Café São Luiz na fanpage do estabelecimento.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus