O que é a Pedra do Rosário?

O que é a Pedra do Rosário?

Compartilhe:

Um dos pontos turísticos mais importantes de Natal e fica entre o bairro de Cidade Alta com o Passo da Pátria. É onde está localizada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que é a padroeira da cidade do Natal. A santa fica instalada na Pedra do Rosário. Esta é uma coluna que ergue a imagem e está localizada numa espécie de dique que desce e fica localizado a margem do Rio Potengi. No dia da padroeira de Natal, milhares de fiéis vão ao local de madrugada para homenagear a santa.

Mas por que ela se chama Rosário? Sim, existe algo por trás disso, no qual contarei neste exato momento.

Isto aconteceu em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, na frente à Igreja do Rosário. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá.

pedra-do-rosario

Então, os pescadores avisaram ao padre e reconheceu a imagem ser Nossa Senhora do Rosário. Mas, como a santa foi encontrada no dia 21 de novembro, dia da apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.

Este é o nome da antiga catedral de Natal, que hoje é a igreja Matriz e fica em frente à Praça André de Albuquerque, também conhecida como a Praça Vermelha, próximo da Pinacoteca do Estado. Foi lá que aconteceu a primeira missa na cidade, celebrada pelo padre Gaspar Moperes.

A Pedra do Rosário está localizada na Avenida do Contorno, no bairro da Cidade Alta. O pôr-do-sol do local é muito apreciado por fotógrafos e turistas.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí