Brechando/Cidades / 9 informações sobre a Praça Cívica/Praça Pedro Velho

9 informações sobre a Praça Cívica/Praça Pedro Velho

A Praça Pedro Velho está localizada no bairro de Petrópolis, próximo da Cidade Alta. Pouco se sabe sobre a história, porém os primeiros registros datam da construção em 1924. Foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1937 pelo então prefeito Gentil Ferreira. É uma das praças mais importantes e conhecidas de Natal, além de ter registrados…

Compartilhe:

A Praça Pedro Velho está localizada no bairro de Petrópolis, próximo da Cidade Alta. Pouco se sabe sobre a história, porém os primeiros registros datam da construção em 1924. Foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1937 pelo então prefeito Gentil Ferreira. É uma das praças mais importantes e conhecidas de Natal, além de ter registrados diversas mudanças na cidade ao longo do tempo. A seguir, nove fatos sobre o lugar:

1) Acontece os desfiles de 7 de setembro

Desfile-7SET2013_FotoEliasMedeiros20--e1378575787332

Nesta segunda-feira (7) é feriado em todo o Brasil por conta das comemorações relacionadas à independência do país. Aqui em Natal, por exemplo, os desfiles sempre acontecem na Praça Cívica. Por isso, a Praça Pedro Velho recebe é conhecida por este nome.

2) As primeiras edições do Carnatal foram na Praça Cívica

files_42841_tn_2012120621265502d0

Neste ano, o carnaval completa 25 anos edição. Faz anos que eles fazem a festa com os trios elétricos no bairro de Lagoa Nova, próximo ao Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. Mas você sabia que a primeira edição aconteceu na Praça? Por conta do crescimento dos trios elétricos e de gente frequentando, a organização teve que mudar de local. Veja como era o evento antigamente, os abadás pareciam umas camisolas:

http://www.youtube.com/watch?v=BY5T1UEDUJ0

3) Formou os bairros de Petrópolis e Tirol

A construção da praça estimulou que as antigas chácaras e sítios que ficavam próximas daquela região fossem substituídas por belos e enormes casarões de políticos, empresários e gente que compõe a elite potiguar, surgindo os bairros de Tirol e Petrópolis.

4) Quem é Pedro Velho?

Pedro_Velho_de_Albuquerque_Maranhão

Pedro Velho de Albuquerque Maranhão foi quem proclamou a república no Rio Grande do Norte, sendo o seu primeiro governador. velho era médico e foi fundador do jornal “A República”. Um busto com a imagem de Pedro Velho está instalado no centro da praça.

5) Praça passou por diversas reestruturações

Foi projetada para para ter quatro quarteirões, porém, em 1929, o “Plano Geral de Systematização da Cidade do Natal” reduziu-a para dois quarteirões. Inicialmente havia coretos, quadra de esportes, tanques com tartarugas e peixes que podiam ser pescados e uma ciclovia. Porém, com as diversas reformas, esses equipamentos foram retirados.

A praça ficou como é hoje em 2004, quando foram trocados o piso, foram instaladas rampas para deficientes, os canteiros foram nivelados e foi construído um chafariz. Foram melhoradas a iluminação e a jardinagem.

6) Local de paquera

Com a instalação da praça junto com a falta de opções de lazer, muitos jovens de Natal compareciam a praça para conversar e conhecer novas pessoas (alguns chegaram até casar).

7) Bar Avião

Quando a praça foi inaugurada, um restaurante foi instalado. O nome era Bar Avião em formato parecido com uma aeronave. O local foi demolido para a construção do Palácio dos Esportes, assim como as quadras existentes.

8) Palácio dos Esportes

O Palácio dos Esportes foi inaugurado no ano de 1964, pelo prefeito Djalma Maranhão. O local foi espaço para competições de vôlei ou basquete, e shows. Muitos natalenses, quando eram estudantes, torciam pela escola querida nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs). O ginásio está passando por uma reforma há algum tempo.

9) Estudantes são os maiores frequentadores da praça

Perto da Pedro Velho se encontra duas grandes escolas estaduais da cidade. Uma é a Anísio Teixeira e a Felipe Guerra, que é um centro de jovens e adultos que voltam a estudar após o tempo afastado. A Escola Felipe Guerra funcionou por muito tempo a residência do governador do Estado.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus