Home/brechadas / Chapeuzinho Vermelho vira quadrinho de terror por Leander Moura

Chapeuzinho Vermelho vira quadrinho de terror por Leander Moura

Os contos de fadas são readaptados ao longo do tempo, recentemente o artista natural de Parnamirim, Leander Moura, readaptou “Chapeuzinho Vermelho” através do livro “Era uma vez”(capa acima do título). A inspiração veio de um desenho criado por Leander Moura, criado em 2023. Nesta releitura contemporânea de Chapeuzinho Vermelho, o caminho da inocência dá lugar…

Compartilhe:

Os contos de fadas são readaptados ao longo do tempo, recentemente o artista natural de Parnamirim, Leander Moura, readaptou “Chapeuzinho Vermelho” através do livro “Era uma vez”(capa acima do título). A inspiração veio de um desenho criado por Leander Moura, criado em 2023.

Nesta releitura contemporânea de Chapeuzinho Vermelho, o caminho da inocência dá lugar à trilha da resistência. Com nuances de horror e denúncia, “Era Uma Vez” muda o significado do conto clássico em uma narrativa de empoderamento, onde cada página ecoa a luta por voz, liberdade e justiça. 

Uma das páginas internas (Foto: Divulgação)

A obra nasceu de uma ilustração inspirada em Chapeuzinho Vermelho, criada por Leander Moura em 2023.

“Naquele ano, havíamos acabado de lançar A Besta, pela Editora Escribas, e, por algum motivo não evidente, sentimos que era hora de mergulhar no universo sombrio dos contos de fadas. Ainda assim, resolvemos guardar a ideia para a ocasião certa”, relembra o artista.

No fim de 2024, Cristal Moura e Leander Moura lançaram, de forma independente, “Carpe Diem”, um quadrinho de sci-fi horror. Logo após a publicação, Leander recorda:

“Disse a mim mesmo: vou criar uma história apenas por diversão, sem pressa. Apenas para manter o hábito — um breve descanso.”

Foi então que pediu à parceira e coautora, Cristal Moura, que comprasse uma lata de papéis para aquarela. A proposta era simples: criar um roteiro, desenhar e pintar a história utilizando exatamente a quantidade (24) de folhas disponíveis na lata. Naquele momento, dois contos estavam em mente: “João e Maria” e “Chapeuzinho Vermelho”.

Ambos carregam uma força simbólica intensa, mas o último trazia, em sua essência, temas dolorosamente atuais: abuso sexual e violência contra mulheres.

Em 2025, a trama ganhou corpo, expandiu-se em número de páginas e foi submetida ao edital público (Chamamento Público Nº 001/2025), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14.399/2022), apoio da Prefeitura de Parnamirim e da SEMUC, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal — sendo aprovada. Agora, enfim, está pronta para atravessar a fronteira entre imaginação e papel

Curiosidades sobre a HQ

A obra reúne uma galeria de capas variantes e revela o processo criativo de uma página. Além disso, contará com recursos em R Code para auxiliar a leitura de pessoas com deficiência visual e terá exemplares disponíveis em escolas públicas de Parnamirim (RN) e em bibliotecas.

Para tornar a experiência ainda mais imersiva, a obra acompanha uma playlist exclusiva, criada para acompanhar a leitura — antes, durante ou depois, do jeito que cada leitor preferir. E, para os amantes do cinema, a HQ oferece uma narrativa intensa e cinematográfica, que remete à atmosfera de filmes como “Animais Noturnos (2016)”, “Pearl (2022)” e “Desconhecidos (2023)”.

A obra foi impressa em outubro (mês do Halloween, sim, foi de propósito) e pode ser adquirida pelo https://www.instagram.com/leander_moura/ e com os autores em eventos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus