Home/Artistas Potiguares / Voyager 3: Walter Nazário lança novo videoarte inspirado nas missões espaciais da NASA

Voyager 3: Walter Nazário lança novo videoarte inspirado nas missões espaciais da NASA

Produtor musical conhecido na cena alternativa da cidade, Walter Nazário resolveu fazer videoarte inspirado em uma missão espacial.

Recentemente, o músico potiguar Walter Nazário lançou uma videoarte chamada “Voyager 3”. A ideia do vídeo é combinar sonoplastia, projeção mapeada, e, por fim, iluminação sincronizada.

Walter Nazário em uma das cenas (Foto: Larinha Dantas)

Como resultado, o trabalho marca mais um passo exploratório do artista, que, nos últimos anos, tem expandido sua produção além da música. Assim, investindo em vídeos experimentais e novas linguagens audiovisuais.

As imagens foram feitas por Larinha Dantas. A direção do video, por sua vez, foi do próprio artista e a edição, Giovanna Brito.

Inspirada livremente nas missões espaciais Voyager 1 e 2 — enviadas pela NASA em 1977 para explorar o Sistema Solar e levar registros da vida na Terra para possíveis civilizações extraterrestres — a obra de Walter Nazário apresenta uma visão menos otimista.

A ideia de Nazário, em seis minutos, é fazer com que Voyager 3 partisse ao rumo a um futuro incerto, carregando registros visuais e sonoros do presente em uma narrativa que questiona a sobrevivência do planeta e da própria humanidade.

Veja o vídeo, portanto, a seguir:

Este não é o primeiro vídeo experimental

Walter começou a explorar novos formatos artísticos durante a pandemia, quando lançou a live-session des-memória (2021). Mais recentemente, apresentou o videoarte climas (2024), dentro do projeto UM2, ao lado do produtor VZLnobeat. Esses trabalhos, têm em comum a utilização de loops, efeitos sonoros e iluminação sincronizada.

O resultado, na visão do artista, é uma experiência imersiva e sensorial, que conduz o espectador a refletir sobre os dilemas contemporâneos.

Arriscando no trabalho solo, após a colaboração com grandes artistas potiguares

Atuando no cenário musical de Natal desde 2013, Walter Nazário acumula experiências como compositor, produtor musical, responsável por mixagem, masterização, trilhas sonoras e performances ao vivo. Já colaborou com nomes como Luísa e os Alquimistas, Potyguara Bardo, Mahmed, BEX, Gracinha, Sarah Oliver, Orquestra Greiosa, Nunis, entre outros.

Reconhecido pela crítica local, venceu o Prêmio Hangar de Música em três ocasiões (2014, 2015 e 2023) como Melhor Produtor Musical. Além das colaborações, soma sete discos solo disponíveis nas plataformas de streaming.

Agora, com Voyager 3, amplia ainda mais seu repertório artístico ao unir música, cinema e artes visuais. O trabalho está disponível gratuitamente em seu canal no YouTube.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus