Home/Curiosidades / Bem pertinho no RN, Festival de Inverno das Serras de Curimataú abre temporada

Bem pertinho no RN, Festival de Inverno das Serras de Curimataú abre temporada

Festival de Inverno das Serras abre temporada cultural no Curimataú Paraibano e percorre seis cidades até setembro. Saiba mais no Brechando!


O Festival de Inverno das Serras (FIS) estreia sua primeira edição nesta quarte-feira (30) e promete se tornar um marco no calendário cultural do interior da Paraíba. Além disso, a programação se estende até 7 de setembro, percorrendo seis cidades do Curimataú paraibano: Serra da Raiz, Barra de Santa Rosa, Araruna, Cuité, Dona Inês e Cacimba de Dentro.

Será uma agenda que inclui música, teatro, gastronomia, arte, ecoturismo e valorização das tradições locais. Mas, onde fica essas cidades?

A região de Curimataú, fica próximo ao rio de mesmo nome, que também passa pela cidade potiguar de Canguaretama, onde deságua na Barra de Cunhau.

A microrregião do Curimataú paraibano, localizada no Agreste, na parte leste do Planalto da Borborema, visto que também passa pelo estado potiguar.

Este planalto é conhecido por suas altitudes elevadas, que proporcionam um clima ameno e um cenário natural singular, formado por cânions, cachoeiras, trilhas ecológicas, matas nativas e sítios arqueológicos.

Como será a programação?

A programação está distribuída entre os seis municípios, cada um com atrações e características próprias: Serra da Raiz (30 de julho a 3 de agosto), Barra de Santa Rosa (6 a 10 de agosto), Araruna (13 a 17 de agosto), Cuité (18 a 23 de agosto), Dona Inês (27 a 31 de agosto) e Cacimba de Dentro (3 a 7 de setembro). Em cada cidade, o festival promove uma combinação de arte, cultura, turismo de natureza e gastronomia, destacando os talentos locais e atrações regionais.

Para Ricardo Câmara, presidente do Fórum de Turismo da Região, o festival é um passo importante para consolidar a imagem do Curimataú como destino turístico.

“Cada um dos seis municípios tem sua história, cultura e patrimônio natural únicos. O impacto do festival está no fortalecimento da identidade local, no autoconhecimento da cultura regional e no sentimento de pertencimento. É assim que, aos poucos, consolidamos o Curimataú como um destino importante no interior do estado, dando um exemplo de integração e regionalização turística”, destacou.

Ainda mais haverá oficinas artísticas, mostras de filmes, apresentações teatrais, trilhas ecológicas e shows musicais. Os artistas participantes são: Marden Morais, Rodolfo César, Marcelo Lima, Marquinhos da Serrinha, Banda Oásis e, por fim, Kevin Ndjana.

Destaques da programação de abertura (Serra da Raiz)

  • * Quarta – 30 de julho: 17h – Feira de Artes e Gastronomia; 19h30 – Abertura oficial no Teatro Lourival Freire; 21h – Show de Marden Morais.
  • * Quinta – 31 de julho: Oficinas artísticas, mostra de filmes e a “Noite do Vinil” com Rodolfo César.
  • * Sexta – 1º de agosto: Espetáculo “Tem Boi no Algodão”, apresentação do Boi de Reis do Mestre Ivanildo. Também terá shows de Marcelo Lima e Marquinhos da Serrinha.
  • * Sábado – 2 de agosto: Trilha para a Cachoeira da Mijona e mostra literária. Na parte musical, shows da Orquestra de Cordas do Sesc, Orquestra Prima (Bananeiras), Banda Oásis e Kevin Ndjana.
  • * Domingo – 3 de agosto: trilha para o Mirante do Tambor e a Loca da Nega e Cavalgada do Agricultor.

O evento é uma iniciativa do Fórum de Turismo da Região e conta com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. São parceiros o Sebrae-PB, Senar, Sesc, Empreender Paraíba, Fundação Espaço Cultural, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande.

Para acompanhar a programação completa das demais cidades, siga, portanto, o Instagram @curimataupb.

Serviço
Festival de Inverno das Serras- PB – 2025
Quando: 30 de julho a 7 de setembro
Onde: Serra da Raiz, Barra de Santa Rosa, Araruna, Cuité, Dona Inês e Cacimba de Dentro (PB)
Informações: @curimataupb

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus