Home/brechadas / Projeto Pedal estimula a criação de debate sobre a ciclomobilidade em Natal

Projeto Pedal estimula a criação de debate sobre a ciclomobilidade em Natal

Projeto Pedal, criado por um grupo de pesquisa na UFRN, que busca democratizar as informações sobre uso da bike. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chamado de Socieconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (Semapa), criou uma atividade chamada “Projeto Pedal: Por uma Natal Mais Ciclável”. A iniciativa é coordenada por Fábio Fonseca Figueiredo, professor do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN).

projeto é, portanto, fruto da inquietação de pesquisadores e alunos do grupo de pesquisa Semapa (Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental). A equipe busca, por meio de uma abordagem multidisciplinar, entender os desafios e as oportunidades da ciclomobilidade em Natal.

A partir de uma análise crítica, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A ODS 11 tem o propósito em tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Para Fábio Fonseca, em entrevista para Agecom, o uso da bicicleta é uma ferramenta essencial no processo de transformação urbana. “Estamos investigando como a bicicleta pode contribuir para uma mobilidade urbana democrática, equitativa e resiliente, que respeite o direito à utilização do espaço público e incentive a justiça socioespacial”, afirma o coordenador.

De acordo com o pesquisador, a cidade de Natal enfrenta um cenário desafiador quando se trata de infraestrutura voltada aos ciclistas. Além disso, o uso da bicicleta, que poderia ser uma alternativa acessível e sustentável. Sem contar que esbarra na falta de planejamento urbano adequado, criando um ambiente hostil para os usuários. Fonseca destaca que pedalar pelas ruas e avenidas da capital do estado é, por fim, um verdadeiro desafio. “Sempre me questiono se pedalar por Natal é um ato de bravura ou uma teimosia irresponsável”, reflete.

De Bici nos Bairros: Projeto de extensão desenvolvido no Pedal Natal

Com o objetivo de trazer mais visibilidade à temática, o projeto também está vinculado a uma iniciativa de extensão da UFRN. O “De Bici nos Bairros, que visa divulgar  pesquisas sobre ciclomobilidade para os cidadãos, especialmente os ciclistas. A ação busca democratizar as informações sobre o tema e engajar a população nas discussões a respeito dos desafios e soluções para tornar a cidade de Natal mais ciclável.

Fonseca destaca a importância da interação com a comunidade de ciclistas, que serve como um campo de trocas e percepções sobre os problemas do cotidiano. “O projeto se baseia no diálogo entre os usuários de bicicleta, o mercado e as administrações públicas, precisando criar políticas públicas eficazes para uma mobilidade mais inclusiva”, explica.

Para o pesquisador, a luta pelo direito à cidade e pelo direito de pedalar com segurança é, acima de tudo, um ato político de resistência e de rebeldia. “Pedalar em Natal não é apenas uma questão de transporte, mas, sim, uma luta diária pela justiça social e pela mudança da mentalidade urbana. O uso da bicicleta precisa ser encarado como um direito legítimo de todos”, enfatiza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus