Brechando/Artistas Potiguares / Exposição “Fértil”, da professora Mariana do Vale, explora a reprodução assistida

Exposição “Fértil”, da professora Mariana do Vale, explora a reprodução assistida

Fértil

Mariana do Vale investiga em “Fértil” temas como identidade, feminismo, fracasso, amamentação, loucura e medicalização.

Compartilhe:

A fotógrafa Mariana do Vale, que também é professora, vai lançar nesta sexta-feira (23) a sua exposição chamada “Fértil”, que reúne trabalhos desenvolvidos a partir de procedimentos relacionados à reprodução assistida.

Mariana, que é lésbica, quis mostrar as experiências da maternidade fora da heteronormatividade e pelo universo da reprodução assistida. Investiga temas como identidade, feminismo, fracasso, amamentação, loucura e medicalização. Ainda mais, faz a arte um território fértil para tensionar normas heteronormativas e celebrar outras formas possíveis de existir e criar.

A artista observa a escassez de produção artística sobre reprodução assistida — e mais ainda sobre dupla maternidade. Fértil surge como uma contribuição inédita e, por conseguinte, necessária para o debate sobre reprodução, subjetividade e política, rompendo o silêncio que ainda cerca essas vivências.

“É uma tentativa de nomear experiências ainda pouco visibilizadas. A arte aqui não ilustra processos biomédicos, mas os atravessa, subverte e faz deles um meio de gerar outros sentidos”, afirma Mariana do Vale.

Mariana do Vale é professora (Foto: Divulgação)

A mostra aproxima a reprodução da performance como estratégia político-artística de resistência e, portanto, uma afirmação de identidades dissidentes.

Descrevendo as obras

As obras apresentadas surgem da pesquisa de doutoramento da artista e incluem criações individuais e coletivas, desenvolvidas no contexto do Laboratório Criativo Fértil.

O laboratório investigou a reprodução como linguagem e ação, contando com colaborações de Aldenor Prateiro, AnaLu Medeiros, Ana Paola Ottoni, Elisa Elsie, Evelyn Freitas, Lee Santos, Nikarla Silva e Priscilla Fontenele.

Um dos trabalhos a exposição (Foto: Divulgação)

A exposição articula diferentes técnicas e suportes — videoperformance, instalação, serigrafia, gravura, cianotipia e fotografia. Além disso, este é um campo expandido de experimentação visual e conceitual. Fértil propõe, inclusive, uma experiência imersiva e sensorial, que atravessa o corpo, a tecnologia, os afetos, o feminismo e o ativismo.

Segundo a curadora Ana Paola Ottoni, “o corpo feminino é aqui investigado não como suporte passivo, mas como território insurgente, onde práticas biotecnológicas, desejos e política se entrelaçam.”

Serviço

  • O quê: Exposição Fértil, de Mariana do Vale
  • Curadoria: Ana Paola Ottoni
  • Abertura: 23 de maio de 2025, às 18h30
  • Onde: Galeria Conviv’Art | NAC | UFRN — Rua da Convivência, s/n, Campus Universitário
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Visitação: 26 de maio a 20 de junho de 2025
  • Informações: +55 84 3342 2267
  • Agendamento para grupos: galeriaconvivart@nac.ufrn.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon