Quem disse que domingo a Cidade Alta está parada? A Casa Vermelha, na rua Princesa Isabel, vai exibir o curta-metragem etnográfico “Canto de Acauã”, dirigido por Jaya Pereira e a primeira exibição em Natal acontecerá neste domingo (8).
O documentário contempla entrevistas com as principais lideranças da comunidade como Francisca Catarina, Zuleide Barbosa, Rosineide Catarino, Nazaré Barbosa e o presidente da associação Tota Catarino, trazendo relatos dos moradores mais antigos assim como da própria juventude que tem atuado em importantes ações sociais dentro do quilombo.
O filme narra a história de quilombola de Acauã, que fica na cidade de Poço Branco e sua história tem como marcas a sua pura resistência contra a repressão.
Para além da exibição do documentário o evento contará com uma Feira de Economia Solidária, assim como apresentações culturais das Mulheres da Dança da Farinhada da Comunidade Quilombola de Acauã e, por fim, show de encerramento com Mariano da Silva e convidados especiais: Jomara Marruá, César Silva, Ariely Santos e o mestre do sopro Carlos Zens.
O curta também conta com imagens de arquivo do historiador e professor Jair Ferreira, que acompanhou o histórico de lutas da comunidade desde a década de 1990.
Outros trabalhos
O filme teve sua pré-estreia na comunidade quilombola de Acauã em Poço Branco, em setembro deste ano e já foi selecionado em festivais ao redor do Brasil, como o Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina/BA, a Mostra de Cinema Cultura Alimentar em São Caetano/PE e na 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, tendo recebido deste Menção Honrosa na Mostra Potiguar. Além disso, também circulou pelos bairros de Natal a convite do projeto de cinema itinerante Kurta na Kombi, levando a história de Acauã para outras comunidades e periferias da cidade.
O projeto documental foi realizado com recursos do Edital Cine Natal 17/2022 patrocinado pela Prefeitura de Natal, e contou com apoio da AMQA (Associação de Moradores do Quilombo de Acauã) e da AACC (Associação de Apoio às Comunidades do Campo).
Ainda mais o evento conta com apoio da Casa Vermelha e dos mandatos de Brisa Bracchi e Isolda Dantas. Para acompanhar as ações do projeto acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/cantodeacaua_/
SINOPSE
A partir da memória de seus moradores, o filme retrata a história da Comunidade Quilombola de Acauã, que enfrentou o racismo ambiental em prol da retomada de seu território ancestral após a construção de uma barragem no município de Poço Branco/RN que inundou a área onde viviam. O filme traz relatos e imagens de arquivo que remontam às lutas e conquistas, exaltando também as tradições populares preservadas como a Farinhada, atrelada às manifestações culturais que traduzem sua força em forma de poesia, canto e dança.
Ano de produção: 2024 | Duração: 23min | Classificação Indicativa: Livre
SERVIÇO
Lançamento do filme “Canto de Acauã”
Data: 08 de dezembro de 2024
Horário: A partir das 17h
Local: Casa Vermelha (Rua Princesa Isabel, 749 – Cidade Alta, Natal/RN)
Evento gratuito
Deixe um comentário