Diferentemente de outras tendências nos estados brasileiros, o lado “bacurau” ainda está presente nas Eleições 2024 no Rio Grande do Norte. O motivo é simplesmente que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) colocou a maior quantidade de prefeitos nos municípios potiguares. A legenda, que tem como símbolo político a família Alves, venceu em 45 cidades do estado. Mostrando que o MDB ainda é forte no estado.
Lembrando que atualmente, o vice-governador Walter Alves (foto acima do título) é a figura mais importante e ainda continua com aliança com Fátima Bezerra. Por falar em PT, diferentemente de 2020, neste pleito conseguiram eleger sete prefeitos, mais que o dobro da eleição passada. Agora, as cidades de Sítio Novo, Janduís, Currais Novos, Jandaíra, José da Penha, Santa Maria, São Fernando, e São Francisco do Oeste.
E Natal?
Conforme dito por aqui, Natal ficou no segundo turno, onde a disputa será entre Natália Bonavides, do PT, e Paulinho Freire, do União Brasil. Agora, essa semana será decidida as novas alianças, no qual poderá aumentar o tempo de tela dos candidatos e, por conseguinte os votos. Se Bonavides ganhar, será a primeira gestora de Natal do Partido dos Trabalhadores. Já Freire assumiria a prefeitura pela segunda vez, visto que ele foi gestor por poucos meses após a Operação Assepsia.
Uma curiosidade é que tanto Paulinho Freire quanto Bonavides superaram o número de votos que conseguiram para deputado federal, cargo que ambos atuam.