Parece uma piada ao perguntar a existência de cidades frias no RN, uma vez que vivemos no Nordeste, onde é predominantemente o clima tropical. Entretanto, não há cidades consideradas “frias” no sentido comum da palavra.
Sendo que dá para procurar cidades que podem apresentar temperaturas mais amenas em comparação com outras regiões do estado. Principalmente nas regiões serranas, que inclusive tem festival de inverno.
Por isso, listamos as quatro cidades com as menores temperaturas do estado.
Martins
Conhecida como a ”Campos do Jordão do Rio Grande do Norte”, a cidade de Martins leva o título de mais fria do estado potiguar. Com cerca de oito mil habitantes e mais de 700 metros de altitude, o munícipio tem uma temperatura média, no inverno, de 15°C.
Serra de São Bento
Um pouco mais distante e fazendo a fronteira com a Paraíba, a Serra de São Bento é conhecida por fica próximo da Pedra da Boca e também pelas baixas temperaturas. No período do inverno pode chegar até 12 graus.
Monte das Gameleiras
A tranquilidade na região e as paisagens de serra, com pedras gigantes, somam-se a temperaturas que já registraram, no inverno, mínimas de 13ºC. O município, com cerca de 2.000 habitantes, está localizado 500 metros acima do nível do mar.
Tenente Laurentino Cruz
O clima é o Tropical Semiárido, com período seco entre sete e oito meses por ano. Mas, o aspecto serrano deixa as temperaturas amenas ao longo de quase todo o ano, podendo atingir 15 °C nos meses de junho, julho e agosto. A umidade relativa média anual é de 61%.
Lagoa Nova
Lagoa Nova se situa no platô da Serra de Santana, um contraforte do Planalto da Borborema no Rio Grande do Norte, com altitudes entre 400 e 800 metros, onde são encontradas rochas da formação Serra do Martins, podendo atingir 16ºC durante o inverno.
Deixe um comentário