Brechando/Artistas Potiguares / Encantarias: Venha se encantar com arte urbana na Rampa

Encantarias: Venha se encantar com arte urbana na Rampa

Rampa Exposição

A Rampa vai receber a Exposição Encantaria que vai reunir mulheres que mostrarão a religiosidade com um pouco da arte urbana em Natal. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O Coletivo Aningas Crew realizará na Rampa, no bairro de Santos Reis, a exposição Encantarias. A partir desta quinta-feira (8) a exposição Abordará, principalmente, a espiritualidade através das expressões femininas ao reunir o trabalho de mulheres da arte urbana, que conta suas trajetórias, autodescobertas e conexão com o sagrado, transformando o museu em um território de mistérios, magia, resistência e renovação simbólica. 

As artistas têm em comum o fato delas serem mães, racializadas, da comunidade LGBTQIAP+, da arte de rua. Além disso, as suas obras, que variam do orgânico ao tecnológico, oferecem uma perspectiva única de cada artista, enriquecendo a exposição com diversidade e profundidade. O trabalho “Encantarias” traz à vida uma trama mágica, um tema que abraça feitiços, mandingas e tecnologias ancestrais que ressoam no presente e refletem o poder feminino e pessoal, das sete artistas potiguares: Púrpura, Catão, Aranha, Vallença Dias, Christalina, Sam e Aff Cogu.

O que pensam as artistas da Exposição da Rampa?

Para a expositora Púrpura, que também lidera a exposição, o projeto vai “expressar esse misto de Rito e Magia pessoal de cada artista através de suas obras, enaltecendo assim nós mulheres que atuamos com as linguagens artísticas urbanas.”. O evento é aberto a todas as idades, com classificação livre. Conta com medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual mediante obras táteis, audiodescrição poética em aparelhos de mp3 e fones de ouvido disponíveis ao manifesto em geral, assim como títulos das obras em braile, garantindo que todos possam sentir e experienciar de forma cinestésica.

Espaços de interação mergulham na criação artística, explorando o pixo, as telas e as instalações. Cada dinâmica é um feitiço que aproxima e conecta, revelando a riqueza da arte urbana contemporânea do Rio Grande do Norte.

Para Cattaprisma, expositora e designer, a expectativa para a exposição é grande. Veja a sua fala, portanto, a seguir:

“Minha expectativa é que mais pessoas possam apreciar a arte urbana produzida localmente, em especial a produzida por mulheres racializadas, LGBTQIAP+, mães e periféricas. Estar expondo dentro de um espaço como o museu é algo novo para mim, e também é outra configuração de espaço de exposição, algo totalmente diferente das ruas, mas que também devemos nos apropriar.”

Serviço:

Serviço:

Evento: Expo Encantarias

Local: Museu da Rampa

Data: 30/07 a 19/08

Horário: Vernissage das 16h às 20h

Horário: Vernissage das 16h às 20h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Acessibilidade: Obras táteis, audiodescrição em mp3, fones de ouvido e QRcode.

Para mais informações no perfil do instagram: @aningascrew

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus