Brechando/Brechando Vlog / Rua Princesa Isabel já teve outro nome? Veja vídeo

Rua Princesa Isabel já teve outro nome? Veja vídeo

Rua Princesa Isabel

Rua Princesa Isabel, na Cidade Alta, já teve um nome e vamos falar da evolução da rua até como conhecemos atualmente.

Compartilhe:

Sabia que a Rua Princesa Isabel já teve outro nome? Rua dos Tocos, no qual o nome era uma referência aos tocos de árvore da região. De acordo com o jornalista Adriano Medeiros, o local era cheio de gameleiras, uma importante árvore da Mata Atlântica. Porém, as arvores foram cortadas na via ao longo do tempo.

Para quem não sabe, a gameleira são árvores frondosas e bastante comum no Brasil. Conhecida como mata-pau, a gameleira é uma árvore com características curiosas: a espécie costuma nascer sob outras árvores, como palmeiras por exemplo. Inicialmente, a árvore apenas se apoia na hospedeira, sem se aproveitar dos nutrientes. Porém, conforme os ramos nascem sob o tronco da árvore já formada, a gameleira começa a sufocá-la.

Aqui no RN, por exemplo, a Mata Estrela, em Baía Formosa, tem uma gameleira em sua reserva natural.

Mas, o que tem a ver a Rua Princesa Isabel, no bairro de Cidade Alta, com esta via? Por que mudaram? O vídeo de hoje do Brechando vai falar um pouco sobre este assunto e explicar a origem de uma das principais ruas do Centro de Natal.

Mas, o vídeo, de quatro minutos, vai explicar bem melhor do que este resumo.

Veja o vídeo, portanto, a seguir:

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus