Quais são os afluentes do Rio Potengi? O corpo hídrico que começa em Cerro Corá e termina em Natal, mais precisamente no Oceano Atlântico. Afluentes são cursos d’água que deságuam em um rio principal, incrementando seu volume.
Esses afluentes podem variar em tamanho, desde pequenos riachos até rios consideráveis. Existem dois tipos principais de afluentes: os de margem direita e os de margem esquerda, dependendo da perspectiva ao longo do curso do rio. A rede de afluentes compõe a bacia hidrográfica de um rio, que representa a área de terra drenada por esse curso d’água e seus afluentes.
Além disso, essa dinâmica é essencial para compreender os padrões de fluxo de água e para a gestão sustentável dos recursos hídricos em uma determinada região.
Os afluentes são pequenos riachos, rios temporários e outros perenes. Entretanto, ele também faz conexões com rios perenes, como Jundiaí. No entanto, o nome, que se dá a toda a estrutura e dos afluentes, se chama a Bacia Potengi.
A Bacia Hidrográfica Potengi ocupa uma área total de 4.093 Km² correspondendo a cerca de 7,7% do território estadual. Abrange diversos municípios, dentre eles Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Cerro Corá, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Macaíba, Natal, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Sítio Novo, Tangará e Vera Cruz.
O principal rio da bacia é o Potengi, cuja nascente encontrase localizada na Serra de Santana no município de Cerro Corá, e sua foz em Natal, após um percurso de cerca de 176 km. A bacia tem como afluentes os rios Jundiaí, Pedra Preta, Camaragibe e o riacho Pedra Branca.
Sem contar que barragens e açudes também são afluentes do rio Potengi.
Deixe um comentário