O Dia do Trabalho teve origem nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, quando trabalhadores realizaram manifestações exigindo jornadas de trabalho de oito horas. O evento ficou conhecido como a Revolta de Haymarket. Além disso, em 1889, durante a Segunda Internacional, a data foi oficialmente instituída como o Dia Internacional do Trabalho. Para esta reportagem para falar da quantidade de pessoas de Natal empregados, portanto, vamos falar quantas pessoas do Rio Grande do Norte estão ocupadas profissionalmente.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 408 mil pessoas em Natal estão ocupadas (independente se tem CLT ou não), sendo 374 mil no período diurno. Com carteira assinada, o número Já aqueles que trabalham por conta própria são 209 mil pessoas, no qual 66 mil trabalham para outras empresas. Desses 408 mil, 80 mil estão em um emprego público.
E no Brasil?
A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,6% no trimestre móvel, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre maio e julho, ainda mais o período traz redução de 0,3 ponto porcentual (7,9%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 8,3%.
A taxa trimestral é a menor desde fevereiro de 2015, quando chegou a 7,5%. Com os resultados deste trimestre, o número absoluto de desocupados teve baixa de 3,1% contra o trimestre anterior, chegando a 8,3 milhões de pessoas. O país chegou ao menor contingente de desocupados em números absolutos desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2015.
O IBGE também destaca o número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos), que chegou a 37,6 milhões de trabalhadores, no maior contingente desde junho de 2014.
É um aumento de 1,7%, ou 620 mil pessoas a mais com carteira assinada, em relação ao trimestre anterior. No trimestre encerrado em outubro, houve aumento de 992 mil empregados com carteira a mais do que havia no ano passado.
Deixe um comentário