Home/brechadas / Evento comemora 30 anos do livro “História de Estremoz”

Evento comemora 30 anos do livro “História de Estremoz”

Atividade reúne historiadores de Extremoz para comemorar os 30 anos do livro “História de Estremoz”, da historiadora Irmã Maria Dionice. Saiba mais no Brechando!

O I Seminário Ir. Maria Dionice inicia sua primeira edição e já se consolida na historiografia do município de Extremoz. O evento acontece dia 20 de abril, 14h, sábado. Além disso, o evento terá a participação de professores, escritores, poetas, historiadores, de Extremoz e do Rio Grande do Norte.

O objetivo do evento é, portanto, homenagear e pensar as várias contribuições e influência da vida e obra da Ir. Maria Dionice (1967-2014), pioneira na publicação de um livro exclusivo sobre a História da cidade de Extremoz no município

. O livro “História de Estremoz” foi publicado em fevereiro de 1997, pelo Sebo Vermelho, e se aproxima dos trintas anos do seu lançamento.

Essa edição tem a coordenação do Prof. Leandro Soares (SEEC-RN) e é realizada pela Academia Extremozense de Letras (AEL) com o apoio do Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Hélio Xavier (CEEP), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), da Academia Macaibense de Letras (AML) e do Sebo Vermelho.

“Pretendemos possibilitar o aprofundamento das pesquisas e a socialização de resultados de trabalhos que estão sendo feitos sobre a história de Extremoz, além de possibilitar o intercâmbio entre estudiosos e interessados na temática, convidando a todos que desejem participar dessa jornada de partilha de conhecimento, que agora se inicia”, disse o professor Leandro Soares.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. “Estamos muito felizes com a quantidade de pessoas que já estão inscritas e que estão realmente interessadas na história da cidade”. Disse o Prof. Leandro Soares.

A segunda edição do livro “Histórias de Estremoz” teve o lançamento, no entanto, apenas em 2010, segundo a Tribuna do Norte.

Sobre o livro

O livro da irmã de Maria Dionice foi um verdadeiro sucesso editorial e esgotou todas as edições. A irmã, que morreu em 2014, era freira da Congregação Filhas de Santana. Seu livro, portanto, era fruto de uma organização de documentos e textos, em poesia e prosa, sobre a Vila de São Miguel do Guajiru e os publicou em 1997.

Maiores informações pelo Instagram do evento @seminariomariadionice2024.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus