Luiz Grevy foi um fotógrafo das paisagens da capital potiguar tão popular quanto Jaeci Emereciano Galvão. Por isso, hora de procurar a biografia quem foi este importante fotógrafo que ajudou a mostrar um pouco da história de Natal, principalmente no início do século XX.
Além disso, ele entra na história como um dos primeiros fotógrafos da cidade, assim como Manoel Dantas, João de Britto Namorado, Emílio Vale, João Alves de Melo, Luiz Grevy Silva e José Seabra. Infelizmente é difícil de achar muito sobre a biografia do artista, que também é pai do importante arquiteto Marconi Grevi, conhecido primeiramente por ser um dos arquitetos da catedral de Natal.
O que sabemos que nasceu em 26 de julho, no estado de Pernambuco, e ainda mais que morreu há mais de 20 anos, causou com Laura e deixou dois filhos, Marconi e Maria do Socorro.
Sua carreira na fotografia começou no início dos anos 40. Assim como Jaeci, ele também criou na década de 50 uma loja chamada “Foto Grevi”, no Centro de Natal, onde vendia utensílios fotográficos e revelação de filmes. Além disso, foi membro da Associação dos Fotógrafos do Rio Grande do Norte e também é atleta profissional de tiro esportivo.
Entretanto, as fotos estão na memória do povo potiguar, gerando nostalgia e história da cidade. E o acervo? Infelizmente os rolos e negativos originais se perderam com o tempo, apenas as cópias dos postais que vendiam na loja.
Confira algumas fotos de Grevy
Referência bibliográfica:
Silva, Sylvana Kelly Marques da. Centelhas de uma cidade turística nos cartões-postais de Jaeci Galvão
(1940-1980) / Sylvana Kelly Marques da Silva. – Natal, RN, 2013.
Silva, Sylvana Kelly Marques da. Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e
a devoção (2004-2007) / Sylvana Kelly Marques da Silva. – Natal, 2018.
Jornais: Diário de Natal e A Ordem.
Deixe um comentário