Brechando/Curiosidades / Quem compôs Camaleão do Grafith?

Quem compôs Camaleão do Grafith?

Camaleão Grafith

“Camaleão” é o primeiro single da banda Grafith e até hoje cantado, principalmente entre os jovens. Gravaram a canção em 1989 e colocaram no primeiro disco da banda, com lançamento no ano seguinte. Natalense raiz, com certeza já ouviu o refrão: “Olha quem chegou, Camaleão.”. A contra-capa do disco tem até um camaleão escutando o…

Compartilhe:

“Camaleão” é o primeiro single da banda Grafith e até hoje cantado, principalmente entre os jovens. Gravaram a canção em 1989 e colocaram no primeiro disco da banda, com lançamento no ano seguinte. Natalense raiz, com certeza já ouviu o refrão:

“Olha quem chegou, Camaleão.”.

A contra-capa do disco tem até um camaleão escutando o som. Mas, quem compôs a canção? O post surgiu a partir de uma discussão no meu trabalho. Então, eu entrei em contato com a cosplay Thaís Araújo, que é filha do cantor Joãozinho. A resposta, no entanto, você vai saber a seguir.

Foi o irmão de Luiz Caldas

O Carlinhos Caldas é compositor de vários sucessos do axé nascido em Feira de Santana. Junto com o irmão famoso, criou o ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de “Deboche” (o chamado “Fricote”) que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, atualmente denominado “axé music”.

Começou a carreira ainda na juventude, aos 16 anos, quando via os irmãos a tocarem em bandas de baile. Além de “Camaleão”, ele é compositor “Itaparica é amor”, “A confissão do Tadeus” e “Bailarina”. Na carreira de cantor, ele ficou conhecido com a música Itaparica é amor”.

Diferente do irmão, Carlinhos migrou para a carreira gospel.

“O Bode”, outro clássico da banda, é de Carlinhos Brown

“Chico bateu no bode, o bode bateu no Chico. O bode apanhou do Chico”. Muitos pensam que esta música é do Grafith, porém não é. Sabe quem compôs esta canção? Carlinhos Brown e o Chico homenageado era nada mais que o seu ex-sogro, o compositor, cantor e escritor, Chico Buarque.

Escute, portanto, a seguir o disco “Camaleão” do Grafith

 Como já diz a música: “Tchau, galera”. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus