Quem compôs Camaleão do Grafith?

Quem compôs Camaleão do Grafith?

Compartilhe:

“Camaleão” é o primeiro single da banda Grafith e até hoje cantado, principalmente entre os jovens. Gravaram a canção em 1989 e colocaram no primeiro disco da banda, com lançamento no ano seguinte. Natalense raiz, com certeza já ouviu o refrão:

“Olha quem chegou, Camaleão.”.

A contra-capa do disco tem até um camaleão escutando o som. Mas, quem compôs a canção? O post surgiu a partir de uma discussão no meu trabalho. Então, eu entrei em contato com a cosplay Thaís Araújo, que é filha do cantor Joãozinho. A resposta, no entanto, você vai saber a seguir.

Foi o irmão de Luiz Caldas

O Carlinhos Caldas é compositor de vários sucessos do axé nascido em Feira de Santana. Junto com o irmão famoso, criou o ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de “Deboche” (o chamado “Fricote”) que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, atualmente denominado “axé music”.

Começou a carreira ainda na juventude, aos 16 anos, quando via os irmãos a tocarem em bandas de baile. Além de “Camaleão”, ele é compositor “Itaparica é amor”, “A confissão do Tadeus” e “Bailarina”. Na carreira de cantor, ele ficou conhecido com a música Itaparica é amor”.

Diferente do irmão, Carlinhos migrou para a carreira gospel.

“O Bode”, outro clássico da banda, é de Carlinhos Brown

“Chico bateu no bode, o bode bateu no Chico. O bode apanhou do Chico”. Muitos pensam que esta música é do Grafith, porém não é. Sabe quem compôs esta canção? Carlinhos Brown e o Chico homenageado era nada mais que o seu ex-sogro, o compositor, cantor e escritor, Chico Buarque.

Você pode ler também:  Que sucesso Letrux fez lá na minha casa, em Natal

Escute, portanto, a seguir o disco “Camaleão” do Grafith

 Como já diz a música: “Tchau, galera”. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...