Brechando/brechadas / Casarão do Guarapes visto a partir de drone

Casarão do Guarapes visto a partir de drone

Passeando entre o bairro Guarapes de Natal e o município de Macaíba está as ruínas de um casarão que por muito tempo foi próspero na região e ajudou a fomentar as duas regiões. Hoje, no entanto, só existe algumas paredes. Apesar disso, o local sempre recebe visitas com interesse em fotografar o espaço. Além disso,…

Compartilhe:

Passeando entre o bairro Guarapes de Natal e o município de Macaíba está as ruínas de um casarão que por muito tempo foi próspero na região e ajudou a fomentar as duas regiões. Hoje, no entanto, só existe algumas paredes. Apesar disso, o local sempre recebe visitas com interesse em fotografar o espaço. Além disso, muitos questionam o porquê de deixar um espaço, que foi importante, acabar assim.

Segundo o historiador Anderson Tavares de Lyra, Guarapes foi o centro comercial onde se exportava e importava diretamente da Europa e Estados Unidos. Os navios passavam direto do porto de Natal e entravam no Guarapes, com a finalidade de descarregar a mercadoria.

O Thiago Barbosa, neste ano, realizou umas fotografias em drone do casarão do Guarapes e ainda mais publicou na sua página “Por Aí com T.L. Barbosa“. O resultado pode ser visto a seguir:

Sobre o Casarão do Guarapes

Casarão antes de virar ruína

Erguido em 1858, a mando de Fabrício Pedrosa, o casarão dos Guarapes fica no alto de uma colina na divisa entre os municípios de Macaíba e Natal, às margens da BR-226. O casarão representava o apogeu comercial de Macaíba no passado. Hoje só restam ruínas que tombaram em 22 de dezembro de 1990. Pedrosa transformou a área, antes inexpressível, em um importante marco da economia potiguar do século 18.

A importância do local foi tanta, que ele cogitou, junto a Oliveira Junqueira, então presidente da província potiguar, mudar a capital do RN para o Guarapes, levando em conta que Natal era “um tabuleiro cercado por dunas, sem condições de alavancar grande um comércio”.

Além disso, o jornalista Ranilson Oliveira falou um pouco do Casarão e você pode ler a matéria completa aqui.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus