Casarão do Guarapes visto a partir de drone

Casarão do Guarapes visto a partir de drone

Compartilhe:

Passeando entre o bairro Guarapes de Natal e o município de Macaíba está as ruínas de um casarão que por muito tempo foi próspero na região e ajudou a fomentar as duas regiões. Hoje, no entanto, só existe algumas paredes. Apesar disso, o local sempre recebe visitas com interesse em fotografar o espaço. Além disso, muitos questionam o porquê de deixar um espaço, que foi importante, acabar assim.

Segundo o historiador Anderson Tavares de Lyra, Guarapes foi o centro comercial onde se exportava e importava diretamente da Europa e Estados Unidos. Os navios passavam direto do porto de Natal e entravam no Guarapes, com a finalidade de descarregar a mercadoria.

O Thiago Barbosa, neste ano, realizou umas fotografias em drone do casarão do Guarapes e ainda mais publicou na sua página “Por Aí com T.L. Barbosa“. O resultado pode ser visto a seguir:

Sobre o Casarão do Guarapes

Casarão antes de virar ruína

Erguido em 1858, a mando de Fabrício Pedrosa, o casarão dos Guarapes fica no alto de uma colina na divisa entre os municípios de Macaíba e Natal, às margens da BR-226. O casarão representava o apogeu comercial de Macaíba no passado. Hoje só restam ruínas que tombaram em 22 de dezembro de 1990. Pedrosa transformou a área, antes inexpressível, em um importante marco da economia potiguar do século 18.

A importância do local foi tanta, que ele cogitou, junto a Oliveira Junqueira, então presidente da província potiguar, mudar a capital do RN para o Guarapes, levando em conta que Natal era “um tabuleiro cercado por dunas, sem condições de alavancar grande um comércio”.

Além disso, o jornalista Ranilson Oliveira falou um pouco do Casarão e você pode ler a matéria completa aqui.

Você pode ler também:  Esta moça é a Solange Almeida

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...