Juscelino Kubitschek veio a inauguração do João Machado

Juscelino Kubitschek veio a inauguração do João Machado

Compartilhe:

A foto acima é uma relíquia histórica, uma vez que mostra a inauguração do Hospital João Machado em 15 de janeiro de 1957. Na época, ele recebia o nome de Hospital Colônia.

Em destaque está o primeiro diretor, o médico João Machado, o Dinarte Mariz quando ainda era Governador e o presidente Juscelino Kubitschek. Esta não era a primeira vez de JK em Natal, visto que ele passou pelas terras natalenses quando era candidato à presidência do país.

A imagem acima de Juscelino Kubitschek no Hospital João Machado faz parte do acervo de João Gothardo Dantas Emerenciano.

O hospital existe até hoje, na avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas. Além do atendimento psiquiátrico, o espaço abriga leitos extras do Hospital Walfredo Gurgel.

Atualmente, funciona com pronto-socorro 24h em psiquiatria, com 70 leitos de enfermaria psiquiátrica e ainda administra uma Residência Terapêutica com 14 pacientes remanescentes de leitos de longa permanência. Assim, coloca o hospital entre os maiores do Estado.

A diretoria afirma que estão fazendo atividades de ressocialização

A Unidade vem contribuindo para a inserção de pacientes de volta ao convívio da família e da sociedade. A ressocialização é uma luta histórica dos servidores da unidade e fundamental para a humanização, desinstitucionalização dos pacientes e o desenvolvimento e ampliação de tratamentos eficazes, acabando a ideia de que os hospitais psiquiátricos e remédios são as  únicas formas de tratamento.

O fim da institucionalização, portanto, possibilitou em 2020 o retorno à sociedade de quase todos os pacientes de longa permanência. Além disso, o hospital também adquiriu novos aparelhos de Raio-X, autoclave e modernização de equipamentos assistenciais. Também está consolidando sua atuação como Hospital Geral, atendendo a diversas linhas de cuidados.

Você pode ler também:  Haverá uma interveção artística no Hospital João Machado

Essas linhas de cuidado são: Rede de Atenção as Urgências e Emergências (RUE), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede de Atenção as Doenças e Condições Crônicas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí