Brechando/Artistas Potiguares / Espetáculo Maré apresenta em festival da Funarte nesta quarta (11)

Espetáculo Maré apresenta em festival da Funarte nesta quarta (11)

Maré surgiu em 2017, porém no ano de 2021 o Coletivo Cida transformou o espetáculo em uma obra audiovisual em dança acessível.

Compartilhe:

O Coletivo Cida apresentará o espetáculo “Maré” nesta quarta-feira (11) a partir de um novo formato no Festival Acessibilidança, uma vez que busca mostrar acessibilidade. Além disso, o evento está sob a organização da Funarte.

Formado primeiramente por artistas com e sem deficiências, a remontagem do espetáculo Maré. Desde sua criação, já teve uma pré-estreia exclusiva no Palco Virtual do Itaú Cultural e agora tem estreia oficial no Festival Funarte Acessibilidança.

“Acreditamos na acessibilidade enquanto viés criativo, via de acesso, como obrigação mínima para sociedade. Somos, assumidamente, um núcleo artístico de pessoas com e sem deficiências, e por isso a acessibilidade é algo que está intrínseco ao nosso trabalho”, disse René Lui, um dos idealizadores do Coletivo.

O espetáculo já recebeu diferentes roupagens e conta com diversos formatos para exibição: solo, dueto, intervenção urbana, versão compartilhada e, agora, a versão virtual e acessível

Sobre Maré do Coletivo Cida

Maré surgiu em 2017, porém no ano de 2021 se transformou em uma obra audiovisual em dança acessível. Com coreografia e direção de René Loui e Rozeane Oliveira, a produção discute, pela perspectiva cinematográfica da dança, os diferentes modos de se relacionar, friccionando a dança à linguagem cinematográfica.

Maré é a primeira obra desenvolvida pela parceria entre Cida e a Ilha Deserta Filmes, empresa cinematográfica potiguar que assim como o Coletivo Cida pensa a acessibilidade enquanto propulsão criativa. A parceria também emplaca outras produções com lançamentos para o segundo semestre de 2021.

Além disso, a apresentação discorre de modo sensível e acessível, sobre o amor a partir da frágil situação mundial e da realidade dos cinco artistas em cena, incitando as diferenças de seus corpos e suas vivências.

“Estou muito ansiosa com a estreia oficial no Festival Funarte Acessibilidança. Perceber o nosso trabalho em expansão é muito gratificante, ainda mais nessa perspectiva do audiovisual em dança acessível”, declarou Rozeane Oliveira.

René e Rozeane integram o elenco de Maré ao lado dos artistas convidados Álvaro Dantas, Jânia Santos e Marconi Araujo.

Tomado pelas sensações e possibilidades provocadas pelo momento atual, o Cida compôs o espetáculo com dois ambientes de imagem. Tanto com imagens da performance no palco tradicional quanto de frente para o mar. A proposta de mesclar esses dois ambientes foi registrar a vontade de ir para as ruas e de voltar aos palcos.

Além de interpretação em Libras, o espetáculo conta com uma audiodescrição pensada para o trabalho e que dialoga com a obra como uma espécie de poema.

Onde assistir o espetáculo

O Festival Acessibilidança recebe toda quarta feira uma nova estreia. Na próxima quarta, através do canal do YouTube da Funarte (www.youtube.com/funarte) é a vez do Coletivo Cida, que exibe, portanto, o espetáculo seguido do Making Of, ambos com recursos de acessibilidade comunicacional (Libras, Audiodescrição e Legendagem).


SERVIÇO
FESTIVAL FUNARTE ACESSIBILIDANÇA
Acesso gratuito, no canal: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca
Com Audiodescrição, Libras e Legendagem
Dia 11 de agosto, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Maré – Versão virtual e acessível, seguido de Making Of
Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (Rio Grande do Norte)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus