Além do Rio Potengi, nós temos vários rios que circulam no Rio Grande do Norte. Um exemplo é o rio Piranhas-Açu, no qual ele corta quase todo o Vale do Açu e, por fim, termina na Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves. Mas, uma curiosidade que ninguém explica é o porquê de ele se chama assim. São dois rios em um? Colocaram dois nomes porque duas regiões brigaram para colocar o nome só?
Todo este mistério vai ser revelado após uma pesquisa do Brechando, com o objetivo de saber a origem do nome.
Primeiramente, ele corta dois estados
Diferente que muitos pensam, o rio Piranhas-Açu não começa no Rio Grande do Norte, mas no estado da Paraíba. O Piranhas–Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixe e Piancó na Paraíba e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade potiguar de Macau.
E vocês criando rivalidade entre PB e RN? Agora viu que os dois se unem pela natureza.
Maior parte do Rio Piranhas-Açu fica no RN
O rio Piranhas nasce na serra do Bongá, em Bonito de Santa Fé (PB), estado da Paraíba. Eles levam este nome até adentrar o a cidade potiguar Jardim de Piranhas. Só recebe o nome de Piranhas–Açu ao passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município potiguar de Itajá.
O corpo hídrico desemboca no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, em forma de estuário, próximo a cidade de Macau.
Drenando ao todo 43.681,50 km², é a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, onde ocupa 17.472,6 km², ou um terço do território estadual. Seus principais afluentes são o Espinharas, o Picuí e o Seridó. Além disso, são encontrados 1.112 açudes que “sangram” no Piranhas.
Deixe um comentário