Brechando/Cidades / Por que rio Piranhas-Açu recebe este nome?

Por que rio Piranhas-Açu recebe este nome?

rio Piranhas-Açu

Além do Rio Potengi, nós temos vários rios que circulam no Rio Grande do Norte. Um exemplo é o rio Piranhas-Açu, no qual ele corta quase todo o Vale do Açu e, por fim, termina na Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves. Mas, uma curiosidade que ninguém explica é o porquê de ele se chama assim.…

Compartilhe:

Além do Rio Potengi, nós temos vários rios que circulam no Rio Grande do Norte. Um exemplo é o rio Piranhas-Açu, no qual ele corta quase todo o Vale do Açu e, por fim, termina na Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves. Mas, uma curiosidade que ninguém explica é o porquê de ele se chama assim. São dois rios em um? Colocaram dois nomes porque duas regiões brigaram para colocar o nome só?

Todo este mistério vai ser revelado após uma pesquisa do Brechando, com o objetivo de saber a origem do nome.

Primeiramente, ele corta dois estados

Diferente que muitos pensam, o rio Piranhas-Açu não começa no Rio Grande do Norte, mas no estado da Paraíba. O Piranhas–Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixe e Piancó na Paraíba e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade potiguar de Macau.

E vocês criando rivalidade entre PB e RN? Agora viu que os dois se unem pela natureza.

Maior parte do Rio Piranhas-Açu fica no RN

O rio Piranhas nasce na serra do Bongá, em Bonito de Santa Fé (PB), estado da Paraíba. Eles levam este nome até adentrar o a cidade potiguar Jardim de Piranhas. Só recebe o nome de Piranhas–Açu ao passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município potiguar de Itajá.

O corpo hídrico desemboca no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, em forma de estuário, próximo a cidade de Macau.

Drenando ao todo 43.681,50 km², é a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, onde ocupa 17.472,6 km², ou um terço do território estadual. Seus principais afluentes são o Espinharas, o Picuí e o Seridó. Além disso, são encontrados 1.112 açudes que “sangram” no Piranhas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus