Brechando/Artistas Potiguares / Coletivo Cida lança espetáculo com muito amor e acessibilidade

Coletivo Cida lança espetáculo com muito amor e acessibilidade

Coletivo Cida

O Coletivo Cida realizará nesta quinta-feira (24), às 20 horas, a apresentação de dança “Maré”, no Palco Virtual do Itaú Cultural. Primeiramente, o espetáculo tem como seu diferencial com audiodescrição e libras, a linguagem de sinais. Além disso, o elenco conta com artistas com e sem deficiências, mostrando que a acessibilidade vem do elenco até…

Compartilhe:

O Coletivo Cida realizará nesta quinta-feira (24), às 20 horas, a apresentação de dança “Maré”, no Palco Virtual do Itaú Cultural. Primeiramente, o espetáculo tem como seu diferencial com audiodescrição e libras, a linguagem de sinais. Além disso, o elenco conta com artistas com e sem deficiências, mostrando que a acessibilidade vem do elenco até o vídeo.

O espetáculo existe há quatro anos, mas transformou-se na pandemia em uma obra de audiovisual, uma vez que ainda alguns lugares não reabriram os teatros.

Como é o espetáculo “Maré”

Com coreografia e direção de René Loui e Rozeane Oliveira, a produção discute, pela perspectiva cinematográfica da dança, os diferentes modos de se relacionar. Problematizando gênero, raça, alteridade, capacitismo, e, ainda, violência contra a mulher.

Os outros participantes são Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo.

Palavras do protagonista do espetáculo e dos participantes

“A vontade de construir esse Maré versão virtual começou em 2020. Fomos aprovados pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural e apresentamos a versão compartilhada deste trabalho. Recebemos tantas devolutivas positivas que passamos a pensar uma nova forma de apresentar essa dança. Construir uma dança sob a perspectiva do audiovisual, que até então, era algo que o Coletivo CIDA não fazia, foi muito desafiador”, explica o bailarino René Loui, fundador do coletivo.

“Participar deste lindo trabalho foi uma imensa felicidade. Agradeço demais a cada um desta equipe. Foram cinco dias intensos de muito trabalho nas gravações, e poder estar presente fazendo arte, reunindo os colegas que tanto amo e admiro foi realmente muito especial”, comenta a convidada Jania Santos.

Quem perder esta quinta (24) não tem problema

Não se preocupe se perder, uma vez que o Palco Virtual é gratuito e online de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações, no entanto, são seguidas por conversas do público com diretores, elencos e convidados.

Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar, portanto, www.itaucultural.org.br.

Após a exibição, Maré fica disponível de 24 de junho, às 22h, a 1° de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural. Em agosto o Coletivo Cida realiza a estreia oficial de Maré dentro da programação do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus