Home/Cidades / Quais foram as primeiras vias asfaltadas em Natal

Quais foram as primeiras vias asfaltadas em Natal

70% das ruas de Natal possuem asfalto, no entanto por muito tempo as estradas de terra dominaram. Com a chegada dos primeiros carros na região, surgiram as primeiras estradas devido à plantação de algodão. Por conseguinte, as estradas de trem também estavam dominando, trazendo os mantimentos aos potiguares. Neste ínterim, as primeiras grandes cidades brasileiras…

Compartilhe:

70% das ruas de Natal possuem asfalto, no entanto por muito tempo as estradas de terra dominaram. Com a chegada dos primeiros carros na região, surgiram as primeiras estradas devido à plantação de algodão. Por conseguinte, as estradas de trem também estavam dominando, trazendo os mantimentos aos potiguares.

Neste ínterim, as primeiras grandes cidades brasileiras começaram a receber asfalto. A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo nas ruas e pequenas vias, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto. No Brasil, todavia, a primeira rodovia asfaltada do país foi a Rio-Petrópolis, em 1928, durante o governo Washington Luís.

Em Natal, quando não era de terra batida, as vias eram pavimentadas por pedras. Um exemplo é a Travessa Pax e o entorno da Igreja do Rosário, que possuem pedras da época do Brasil Colônia.

Afinal, o que é um asfalto?

O asfalto é um material espesso, escuro e reluzente. Além disso, é uma das variantes do petróleo, principal matéria-prima da Segunda Revolução Industrial.

Os registros mais antigos mostra que usavam o material para conter vazamentos de águas em reservatórios, além de pavimentar estradas no Oriente Médio. Antes, ele não era extraído do petróleo, uma vez que sua matéria-prima era o piche retirado de lagos pastosos.

A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto

 

Mas, afinal, quais foram as primeiras vias com asfalto em Natal?

Os primeiros registram contam que a vinda dos norte-americanos na capital potiguar ajudou na mudanças nas ruas. Primeiramente, eles construíram uma estrada de asfalto que liga a capital potiguar à Parnamirim Field, que hoje é o Aeroporto Augusto Severo. Em 1939, todavia, o RN só tinha 16,4 km de estradas com pavimento asfáltico.

Após a Guerra, o asfalto chegou na avenida Hermes da Fonseca e, posteriormente, na Alexandrino de Alencar, conforme os recortes do jornal A Ordem afirmam a seguir.

Ainda na década de 40 também inaugurou a Avenida Circular, que hoje se chama Av. Getúlio Vargas, que já inaugurou com asfalto, conforme a matéria do mesmo jornal.

Pesquisadores encontraram pedaços originais do asfalto da Segunda Guerra Mundial

Durante as obras de duplicação da BR-101, em 2014, o asfalto de uma estrada da Segunda Guerra Mundial reapareceu durante as escavações para um serviço de urbanização nas imediações do viaduto de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

A estrada original tinha uma extensão de 22 quilômetros e funcionava para o trajeto entre o Porto de Natal e a Base Aérea de Parnamirim. A estrada funcionava tanto para transporte de material bélico quanto de autoridades e tropas militares.

Todas essas informações estão no G1.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus