Quais foram as primeiras vias asfaltadas em Natal

Quais foram as primeiras vias asfaltadas em Natal

Compartilhe:

70% das ruas de Natal possuem asfalto, no entanto por muito tempo as estradas de terra dominaram. Com a chegada dos primeiros carros na região, surgiram as primeiras estradas devido à plantação de algodão. Por conseguinte, as estradas de trem também estavam dominando, trazendo os mantimentos aos potiguares.

Neste ínterim, as primeiras grandes cidades brasileiras começaram a receber asfalto. A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo nas ruas e pequenas vias, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto. No Brasil, todavia, a primeira rodovia asfaltada do país foi a Rio-Petrópolis, em 1928, durante o governo Washington Luís.

Em Natal, quando não era de terra batida, as vias eram pavimentadas por pedras. Um exemplo é a Travessa Pax e o entorno da Igreja do Rosário, que possuem pedras da época do Brasil Colônia.

Afinal, o que é um asfalto?

O asfalto é um material espesso, escuro e reluzente. Além disso, é uma das variantes do petróleo, principal matéria-prima da Segunda Revolução Industrial.

Os registros mais antigos mostra que usavam o material para conter vazamentos de águas em reservatórios, além de pavimentar estradas no Oriente Médio. Antes, ele não era extraído do petróleo, uma vez que sua matéria-prima era o piche retirado de lagos pastosos.

A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto

 

Mas, afinal, quais foram as primeiras vias com asfalto em Natal?

Os primeiros registram contam que a vinda dos norte-americanos na capital potiguar ajudou na mudanças nas ruas. Primeiramente, eles construíram uma estrada de asfalto que liga a capital potiguar à Parnamirim Field, que hoje é o Aeroporto Augusto Severo. Em 1939, todavia, o RN só tinha 16,4 km de estradas com pavimento asfáltico.

Após a Guerra, o asfalto chegou na avenida Hermes da Fonseca e, posteriormente, na Alexandrino de Alencar, conforme os recortes do jornal A Ordem afirmam a seguir.

Ainda na década de 40 também inaugurou a Avenida Circular, que hoje se chama Av. Getúlio Vargas, que já inaugurou com asfalto, conforme a matéria do mesmo jornal.

Pesquisadores encontraram pedaços originais do asfalto da Segunda Guerra Mundial

Durante as obras de duplicação da BR-101, em 2014, o asfalto de uma estrada da Segunda Guerra Mundial reapareceu durante as escavações para um serviço de urbanização nas imediações do viaduto de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

A estrada original tinha uma extensão de 22 quilômetros e funcionava para o trajeto entre o Porto de Natal e a Base Aérea de Parnamirim. A estrada funcionava tanto para transporte de material bélico quanto de autoridades e tropas militares.

Todas essas informações estão no G1.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...