Brechando/Cidades / Quem é o autor desta obra no posto da Alexandrino?

Quem é o autor desta obra no posto da Alexandrino?

Jordão

Na avenida Alexandrino de Alencar, existe uma obra que sempre chama atenção e fica em um posto. O estabelecimento fica no cruzamento com a rua São José. São pessoas amontoadas e dançando como se fosse numa festa, mais precisamente dançando forró e no centro tem uma imagem do cantor Luiz Gonzaga. Mas, quem fez a…

Compartilhe:

Na avenida Alexandrino de Alencar, existe uma obra que sempre chama atenção e fica em um posto. O estabelecimento fica no cruzamento com a rua São José. São pessoas amontoadas e dançando como se fosse numa festa, mais precisamente dançando forró e no centro tem uma imagem do cantor Luiz Gonzaga. Mas, quem fez a arte? Se eu falar que foi o mesmo artista do Anjo Azul?

A foto acima peguei da rede social Foursquare.

Para saber do artista, eu pesquisei a sua biografia, um destes materiais peguei da matéria do jornalista Filipe Mamede e compartilharei a seguir.

A intenção da arte acima era uma representação de uma romaria conduzida por Gonzagão ao encontro de Frei Damião.

Afinal, quem é o Jordão?

Jordão se chama José Jordão Arimatéia e nasceu na cidade de Macau. Filho de lavadeira e cozinheira, começou a sua arte ainda criança. Inicialmente, desenhando no chão, depois começou, por conseguinte, a trabalhar construindo santos com cimento da fábrica onde trabalhava.

Dos santos, veio a carreira de ser entalhador e escultor. Além disso, as suas artes se destacam pela sua grandiosidade.  A arte de entalhar é criar desenhos em superfícies mais duras, como madeira ou cimento. Quando pensamos em muros e paredes entalhadas em Natal, pensamos rapidamente nele.

O edifício Riomar estão com suas paredes o registro de Jordão. Por falar no edifício, na avenida Deodoro da Fonseca, este é o painel de concreto da América Latina. Na época, ele fez em parceria com o artista Munduco, onde eles fizeram a arte apenas usando cordas ou pendurados no ferro do guarda-corpo do prédio.

No Centro de Convenções, várias obras de Jordão circulam na região, como a Rendeira, na parede externa do prédio principal do Centro de Convenções de Natal. Veja abaixo:

E atualmente?

Jordão
Jordão em foto na Galeria B-616

Jordão é discípulo de Ziltamar Sebastião Soares de Maria, o Manxa (1949 – 2012), outro reconhecido entalhador e escultor do Rio Grande do Norte, uma vez que fez a estátua de Reis Magos na entrada de Natal e a reitoria da UFRN.

Aos 71 anos de idade, ele ainda continua trabalhando com arte. Além disso, também expôs os seus trabalhos em outras cidades brasileiras e na Europa.

Comentários

Uma resposta para “Quem é o autor desta obra no posto da Alexandrino?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus