Brechando/Cidades / Rio Doce de Natal é tema de documentário de Canindé Soares

Rio Doce de Natal é tema de documentário de Canindé Soares

Rio Doce de Natal

O rio Doce é o segundo maior rio de Natal e corta quase toda a zona Norte da capital potiguar. Além disso, ele percorre por cidades vizinhas, como Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho e, por fim, Taipu. Nos últimos 10 anos, devido à expansão dos lugares mencionados, o rio está bastante poluído,…

Compartilhe:

O rio Doce é o segundo maior rio de Natal e corta quase toda a zona Norte da capital potiguar. Além disso, ele percorre por cidades vizinhas, como Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho e, por fim, Taipu. Nos últimos 10 anos, devido à expansão dos lugares mencionados, o rio está bastante poluído, cheio de resíduos sólidos. Além disso, os esgotos destes lugares despejados no corpo hídrico. Assim, chamou a atenção dos especialistas ambientais que querem evitar o mesmo final para o Rio Potengi.

Além disso, a construção de casas no entorno do rio fez com que ele ficasse cada vez mais escasso, prejudicando o cultivo de hortaliças e bananas, conforme a reportagem da Tribuna do Norte de 10 anos atrás.

Por falar em agricultura, alguns produtores estão desperdiçando agrotóxicos no rio, intensificando cada vez mais a sujeira. Além disso, a foto acima é de Franklin Costa.

Assim, o fotojornalista Canindé Soares saiu da sua zona de conforto, a fotografia, e resolveu fazer um documentário para falar sobre os problemas do rio Doce de Natal. Sob o título de “Rio Doce pede socorro”. Sem contar que ele documenta em 13 minutos o que está acontecendo na região a partir de depoimentos daqueles que usam o rio como fonte de renda. Muitas vezes, os moradores alegam que é a única água para beber e cozinhar os seus próprios alimentos.

Sobre Canindé Soares

Canindé Soares é natural de São Bento e começou a fotografar no final dos anos 70. Inicialmente, fotografou festas e depois migrou para o fotojornalismo. Atualmente, ele atua como freelancer para empresas e publicações locais e nacionais. Especialista em fotografias aéreas com experiência nesse segmento há mais de 30 anos usando aviões e helicópteros e mais recentemente usando também o drone.

 

Onde assistir

Para assistir o documentário na íntegra, dê, portanto, o play a seguir:

[fvplayer id=”10″]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus