Brechando/Curiosidades / Elino Julião é homenageado em concurso de marchinha de São João

Elino Julião é homenageado em concurso de marchinha de São João

Elino Julião

São João também é palco de marchinhas e o exemplo disso está o concurso “Faz Mais Elino”, que é um concurso de marchinhas. Sob a organização de Marcelo Veni, a sua finalidade primeiramente é continuar as tradições do forró, uma vez que promete revelar e mostrar a criatividade de compositores, intérpretes e instrumentistas potiguares. Além…

Compartilhe:

São João também é palco de marchinhas e o exemplo disso está o concurso “Faz Mais Elino”, que é um concurso de marchinhas. Sob a organização de Marcelo Veni, a sua finalidade primeiramente é continuar as tradições do forró, uma vez que promete revelar e mostrar a criatividade de compositores, intérpretes e instrumentistas potiguares. Além disso, promete ser uma competição saudável, uma vez que a intenção é valorizar os artistas e não a rivalidade.

O concurso Faz Mais Elino foi criado em 2018 e homenageia o compositor, intérprete e forrozeiro potiguar Elino Julião, uma vez que em 13 de novembro deste 2021 completaria 85 anos. A data de seu nascimento passa a ser comemorado no RN o Dia Estadual do Forró por meio de Lei recentemente sancionada pelo Governo do Estado. Assim como foi em 2020, o concurso será virtual e pretende selecionar, no máximo, 12 marchinhas.

Origem do “Faz Mais Elino”, concurso em homenagem ao Elino Julião

A criação do Concurso de Marchinhas Juninas foi um sucesso em 2018. Além da participação direta em um simbólico movimento de resgate cultural das marchinhas juninas no Estado, o projeto recebeu nas edições anteriores muitas marchinhas inscritas. Boa parte eram de artistas dos mais diversos bairros da cidade, grande Natal e municípios vizinhos.

O projeto, que tem o apoio da Fundação José Augusto e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc RN, surgiu como um estímulo à essa cultura junina. Ainda mais o concurso reforça e resgata a antiga tradição das marchinhas juninas, dando oportunidade aos diversos compositores que têm interesse nesse segmento e querem mostrar sua arte e criatividade.

Sem contar que o concurso pretende oferecer reconhecimento e valorização aos compositores, incentivos que podem contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos participantes. O primeiro lugar, por exemplo, vai ganhar R$ 1500.

Os resultados mostraram, portanto, que esse reconhecimento às manifestações juninas através do concurso e premiações agregadas. Ainda mais merece prestígio com um projeto que as valorize, incentive e projete seus compositores, instrumentistas e intérpretes.

Como fazer as inscrições

As inscrições para o Faz Mais Elino – 3º Concurso de Marchinhas Juninas do Rio Grande do Norte acabarão às 23h e 59 minutos da próxima sexta-feira (11).

As marchinhas classificadas pela curadoria, coordenada pelo músico Mirabô Dantas.  Os compositores concorrerão a 4 mil em premiações, aos troféus “Faz Mais Elino” e as apresentações vão acontecer ao lado da Banda das Marchinhas Juninas.

Com direção musical de Raphael Almeida a banda é formada por Lipe Guedes: Sanfona, Raphael Almeida: Cavaquinho, Jane Eire: Flauta Transversal, Fernando Botelho: Violão de sete cordas, Júnior Canhoto: Zabumba, João Eudes: Triângulo, David Silva: Pandeiro, João Batista e Michele Lima nos backing vocals.

Regras da inscrição

As inscrições são gratuitas e devem concluir às 23h e 59 minutos da sexta-feira (11). Para efetivar a inscrição, o concorrente deve enviar e-mail para o endereço concursoelinojuliao@gmail.com. E, no entanto, deve contendo os seguintes dados e anexos:

a) Título da obra no corpo do e-mail;

b) Nome dos autores no corpo do e-mail;

c) Endereço e telefone de contato no corpo do e-mail;

d) Letra e gravação da marchinha em anexo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus