Brechando/brechadas / Que entrada de famoso beco é nessa foto?

Que entrada de famoso beco é nessa foto?

Beco da Lama antigamente

A foto acima do título mostra o centro de Natal nos anos 70. Até aí tudo bem! Mas, mostra uma parte específica da tradicional rua Ulisses Caldas. Ainda não estão reconhecendo? A fotografia quem publicou foi Esdras Nobre, também um amante da história das antigas de Natal. Primeiramente, ele postou no grupo “Fatos e Fotos…

Compartilhe:

A foto acima do título mostra o centro de Natal nos anos 70. Até aí tudo bem! Mas, mostra uma parte específica da tradicional rua Ulisses Caldas. Ainda não estão reconhecendo? A fotografia quem publicou foi Esdras Nobre, também um amante da história das antigas de Natal.

Primeiramente, ele postou no grupo “Fatos e Fotos Antigas de Natal” e mostra a entrada do Beco da Lama em 1979. No fundo está o hotel Ducal e o beco ficava na entrada das lojas “Casa das Máquinas” e “Socic”, ambos não existem mais.

E, aí, vocês reconhecem o Beco da Lama antigamente? Deixe aqui o seu comentário.

O que é o Beco da Lama?

O Beco da Lama é o que foge da temática dos becos apresentados nesta postagem. É uma área do centro de Natal onde estão localizados os bares (Bar de Nazaré e da Meladinha são os dois mais famosos) e os sebos mais antigos da cidade, conhecido pela boêmia natalense. O beco e adjacências se firmaram como marco da resistência cultural e artística do Centro da Cidade, com direito até a uma associação, a famosa Samba.

Além disso, o Beco da Lama antigamente recebia este nome por conta das lavandeiras, visto que a lama que resultava na lavagem de roupas da região do Baldo chegavam ao local e, assim, recebeu este apelido.

Meladinha ajudou a popularizar

Cachaça, mel, limão e uma viga de ferro, que substitui a colher para fazer aquela mistura. Foi assim que o turco Nazí popularizou a bebida meladinha em seu bar no Beco da Lama, no qual reunia jornalistas, artistas, políticos e executivos da cidade.

O bar existe há mais de 60 anos e mudou para o Beco da Lama em 1968, já citado anteriormente. A gente já falou um pouco do Nazi nesta matéria aqui.

Junto da Meladinha,  a bebida vem com um caldo de feijão ou galinha. Reza a lenda que Pixinguinha visitou o local em 1969. Tanto que existe uma placa para comprovar este acontecimento, próximo do conhecido aviso “Proibido Cagar”.

2019 foi o ano da reviravolta do Beco da Lama

Perto do carnaval de 2019, em torno de 40 artistas do grafitti comandados pelo renomado Dicesarlove, visto que através da ação e do investimento da Prefeitura do Natal começam a destilar arte urbana em muros e paredes do sítio. Ou seja, mudou a vida de quem frequenta o local, pois mais pessoas se interessaram em ouvir samba e conhecer os muros coloridos.

O artista é conhecido por desenvolver trabalhos que buscam os sentimentos mais nobres das pessoas. Dicesarlove é um artista autodidata e iniciou a sua carreira antes dos 18 anos, quando criava desenhos realistas de pessoas no Centro de São Paulo.

Começou a trabalhar como garçom em um bar, onde o proprietário soube da sua aptidão pela arte e, por conseguinte, decidiu convidá-lo para fazer um desenho do Charlie Chaplin na parede interna do estabelecimento.

Hoje, os painéis coloridos do beco são um dos principais pontos turísticos de Natal, assim como o Beco do Batman em São Paulo.

Tem uma foto de 2021?

Para finalizar, colocarei, portanto, uma imagem atual do Beco da Lama. Confira:

Beco da Lama antigamente

Comentários

Uma resposta para “Que entrada de famoso beco é nessa foto?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon