Brechando/Cidades / Como eram vendidos os primeiros videogames em Natal

Como eram vendidos os primeiros videogames em Natal

videogames em Natal

O dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Então, o Brechando foi resgatar a história de um dos instrumentos mais queridos pelos nerds: o videogame. Afinal, quando o videogame chegou à Natal? Acompanhe esta matéria até o final e saiba mais como surgiu os consoles na vida do nerd natalense. Odyssey foi…

Compartilhe:

O dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Então, o Brechando foi resgatar a história de um dos instrumentos mais queridos pelos nerds: o videogame. Afinal, quando o videogame chegou à Natal? Acompanhe esta matéria até o final e saiba mais como surgiu os consoles na vida do nerd natalense.

Odyssey foi um dos primeiros videogames em Natal

O primeiro videogame do mundo é o Odyssey, que entrou no mercado nos anos 70, apesar de seu desenvolvimento aconteceu na década anterior. No entanto, a sua chegada nas terras tupiniquins somente aconteceu quando surgiu a Odyssey 2, segunda versão do console.

A vinda ao Brasil surgiu graças a parceria da Magnavox com a Philips, que estiveram juntas em lançamento de outros países. Uma curiosidade é que o videogame foi vendido apenas como Odyssey, uma vez que a primeira versão nunca chegou nas terras brasileiras.

A loja “A Sertaneja” foi um dos primeiros estabelecimentos comerciais a oferecem o game, no qual um anúncio de uma página inteira anunciara a novidade nas promoções natalinas de 1983. Além disso, foi lá que surgiu o primeiro campeonato de jogos da Odyssey. Confira:

Qual era o preço do game?

Embora reclamemos do atual preço do Playstation 5, o videogame nunca foi um objeto barato. Por exemplo, o Odyssey era vendido n’A Sertaneja por 200 mil cruzeiros, a vista. Se escolhesse parcelado, você pagaria, como resultado, os juros. Lembrando que era o início da hiperinflação, logo deixava o valor mais caro ainda. Se for calcular pelos preços atuais, a conversão resultaria em R$ 1370 reais. Ou seja, mais barato que comprar um Xbox One.

No entanto, pesquisando no Mercado Livre, você acha o Odyssey entre 500 a 1300 reais. Entretanto, era o mesmo preço que o Atari.

O preço do primeiro videogame vendido em Natal

O objeto era de tanta ostentação que era comum ver o objeto sendo prêmio de sorteios em lojas de pequeno a grande porte aos clientes. Para procurar preços mais em conta, era normal ver nos classificados anúncios de venda ou troca, além de serviços de conserto da máquina.

E quando chegou o Atari?

O Atari chegou no mesmo ano que o Odyssey em Natal, no ano de 1983, graças à fabricação dos dois produtos na zona Franca de Manaus. No Brasil só veio pela Gradiente e continuou como o vídeo game mais popular até o final da década, quando a SEGA entrou no mercado com o Master System.

Inicialmente, o Atari era vendido nas lojas foras de Natal, mas o seu sucesso de vendas só alcançou mesmo no ano de 1984.

Ainda assim, é possível encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo novos jogos compatíveis com esse console.

Assim que chegou os videogames em Natal, chegaram às lojas de aluguel de game

Uma das primeiras lojas a chegar na capital potiguar foi a Vídeo Clube de Natal. Além disso, abriu a Videoteca Vitória e Super Vídeo Clube, que se inspiraram ao ver lojas de aluguel de cartuchos e consoles no Rio de Janeiro e São Paulo. Uma reportagem chamou bastante atenção sobre o crescimento do consumo de games nas cidades. Confira a reportagem do Diário de Natal completa, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus