Como eram vendidos os primeiros videogames em Natal

Como eram vendidos os primeiros videogames em Natal

Compartilhe:

O dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Então, o Brechando foi resgatar a história de um dos instrumentos mais queridos pelos nerds: o videogame. Afinal, quando o videogame chegou à Natal? Acompanhe esta matéria até o final e saiba mais como surgiu os consoles na vida do nerd natalense.

Odyssey foi um dos primeiros videogames em Natal

O primeiro videogame do mundo é o Odyssey, que entrou no mercado nos anos 70, apesar de seu desenvolvimento aconteceu na década anterior. No entanto, a sua chegada nas terras tupiniquins somente aconteceu quando surgiu a Odyssey 2, segunda versão do console.

A vinda ao Brasil surgiu graças a parceria da Magnavox com a Philips, que estiveram juntas em lançamento de outros países. Uma curiosidade é que o videogame foi vendido apenas como Odyssey, uma vez que a primeira versão nunca chegou nas terras brasileiras.

A loja “A Sertaneja” foi um dos primeiros estabelecimentos comerciais a oferecem o game, no qual um anúncio de uma página inteira anunciara a novidade nas promoções natalinas de 1983. Além disso, foi lá que surgiu o primeiro campeonato de jogos da Odyssey. Confira:

Qual era o preço do game?

Embora reclamemos do atual preço do Playstation 5, o videogame nunca foi um objeto barato. Por exemplo, o Odyssey era vendido n’A Sertaneja por 200 mil cruzeiros, a vista. Se escolhesse parcelado, você pagaria, como resultado, os juros. Lembrando que era o início da hiperinflação, logo deixava o valor mais caro ainda. Se for calcular pelos preços atuais, a conversão resultaria em R$ 1370 reais. Ou seja, mais barato que comprar um Xbox One.

No entanto, pesquisando no Mercado Livre, você acha o Odyssey entre 500 a 1300 reais. Entretanto, era o mesmo preço que o Atari.

Você pode ler também:  Um jogo brasileiro sobre invasão de alienígena
O preço do primeiro videogame vendido em Natal

O objeto era de tanta ostentação que era comum ver o objeto sendo prêmio de sorteios em lojas de pequeno a grande porte aos clientes. Para procurar preços mais em conta, era normal ver nos classificados anúncios de venda ou troca, além de serviços de conserto da máquina.

E quando chegou o Atari?

O Atari chegou no mesmo ano que o Odyssey em Natal, no ano de 1983, graças à fabricação dos dois produtos na zona Franca de Manaus. No Brasil só veio pela Gradiente e continuou como o vídeo game mais popular até o final da década, quando a SEGA entrou no mercado com o Master System.

Inicialmente, o Atari era vendido nas lojas foras de Natal, mas o seu sucesso de vendas só alcançou mesmo no ano de 1984.

Ainda assim, é possível encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo novos jogos compatíveis com esse console.

Assim que chegou os videogames em Natal, chegaram às lojas de aluguel de game

Uma das primeiras lojas a chegar na capital potiguar foi a Vídeo Clube de Natal. Além disso, abriu a Videoteca Vitória e Super Vídeo Clube, que se inspiraram ao ver lojas de aluguel de cartuchos e consoles no Rio de Janeiro e São Paulo. Uma reportagem chamou bastante atenção sobre o crescimento do consumo de games nas cidades. Confira a reportagem do Diário de Natal completa, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí