Brechando/Cidades / Star Wars em Natal estreou em 1978. E a repercussão?

Star Wars em Natal estreou em 1978. E a repercussão?

Star Wars em Natal

A data de 4 de maio é uma forma de celebrar o dia de Star Wars, no qual celebra a série de George Lucas. O primeiro filme de ficção teve a sua estreia em maio de 1977 e foi um sucesso estrondoso. Na época, alguns críticos de filme estavam impressionados com as filas nas bilheterias,…

Compartilhe:

A data de 4 de maio é uma forma de celebrar o dia de Star Wars, no qual celebra a série de George Lucas. O primeiro filme de ficção teve a sua estreia em maio de 1977 e foi um sucesso estrondoso. Na época, alguns críticos de filme estavam impressionados com as filas nas bilheterias, embora a produção tenha tido recursos inferiores a grande blockbusters da época, como “Tubarão”, do Steven Spielberg.

Entretanto, Star Wars veio às terras tupiniquins somente meses depois, em janeiro de 1978, no qual repetiu o mesmo sucesso nos Estados Unidos.  Na capital do Rio Grande do Norte não foi diferente. A obra chegou ao Brasil sob o título de “Guerra das Estrelas”, apesar de alguns jornalistas escreverem “Guerra nas Estrelas”. Mas, qual foi a repercussão em Natal-RN?

Pesquisando os jornais da cidade, a gente sentiu o fenômeno da turma de Luke Skywalker. Todos os detalhes, portanto, serão vistos a seguir.

Paulo Macedo já havia noticiado sobre o fenômeno

O colunista Paulo Macedo colocou em sua coluna no final de 1977 mostrando o sucesso do filme nos Estados Unidos e noticiando a demora da estreia que foi adiada várias vezes.

Além disso, o colunista criticou o filme em uma outra edição de sua coluna.

“Eu vi o filme e não posso entender o sucesso de bilheteria”, disse Paulo Macêdo

Janeiro de 1978, perto do Carnaval, Star Wars chegou na capital potiguar

Inicialmente, a obra ficou em cartaz no cine Rio Grande, na avenida Deodoro da Fonseca, que era a principal rede de cinemas da capital potiguar.  Como resultado, virou entretenimento do carnaval natalense para aqueles que queriam fugir da folia.

Star Wars em Natal

O jornalista Cassiano Arruda Câmara, na coluna Roda Viva, falou de Star Wars

O Cassiano Arruda Câmara comentou sobre o sucesso do filme e aproveitou o espaço para criticar a programação dos cinemas de Natal. Ainda bem que mudou, não é mesmo?

Embora Luke, Leia e Han Solo odiassem o exército, o filme foi utilizado para campanha de caridade

Os jedis e o lado bom da força lutavam contra a opressão e ao exército de Stormtroopers. Um grupo de esposas de oficiais da Marinha do Brasil exibiu o filme no cinema da Base Naval, no bairro do Alecrim, no qual a renda dos ingressos foi destinada às instituições carentes do Rio Grande do Norte.  A notícia foi dita na coluna de Cassiano Arruda Câmara.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, siga o Brechando para acompanhar as novidades em primeira mão e você assistiu Star Wars nos cinemas da cidade? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus