A partir desta segunda-feira (29), os moradores de rua vão receber as vacinas contra COVID-19, a partir de doações de doses do Governo do Estado, que estima 1500 pessoas nesta condição.
Assim, o RN será o primeiro a vacinar toda sua população de rua. Esse público é estimado em 1.500 pessoas.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), é uma forma de compreender a vulnerabilidade que está exposta essa população.
Onde será essa vacinação
A vacinação acontece em parceria com os municípios e em Natal com o Centro Pop, Centro de referência, especializado para população em situação de rua, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
“É importante ressaltar que as doses não serão retiradas do público já estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização, mas sim serão utilizadas da reserva técnica para a imunização completa dessa população”, explicou Kelly Lima coordenadora de Vigilância Em Saúde da Sesap.
Em março, o único albergue da cidade teve casos de Covid
O único abrigo para moradores de rua em Natal, neste mês, passou por uma testagem em massa. Como resultado, cerca de 50 pessoas atendidas na instituição e também dois funcionários tiveram resultado positivo para a Covid-19. Todos foram afastados para que o albergue seguisse com as atividades.
Já os moradores de rua que tiveram o diagnóstico de Covid-19 tiveram que ir ao abrigo improvisado para o isolamento social.
Foto: Elisa Elsie
Deixe um comentário