Home/Cidades / José Arnóbio finalmente nomeado como reitor do IFRN

José Arnóbio finalmente nomeado como reitor do IFRN

O professor José Arnóbio, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), finalmente é o reitor. A decisão, no entanto, veio após a decisão da Justiça para que o interventor da instituição saísse para entrar no lugar Arnóbio. De acordo com Rafael Duarte, do portal Saiba Mais, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que…

Compartilhe:

O professor José Arnóbio, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), finalmente é o reitor. A decisão, no entanto, veio após a decisão da Justiça para que o interventor da instituição saísse para entrar no lugar Arnóbio.

De acordo com Rafael Duarte, do portal Saiba Mais, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que iria cumprir a decisão judicial. Além disso, a instituição estava sob o comando do interventor Josué Moreira desde 20 de abril. Na época quem apoiou a decisão foi o ex-ministro Abraham Weintraub, uma vez era contra o resultado das eleições internas do IFRN.

Confira a publicação do Diário Oficial da União:

Agora só falta a nomeação do reitor eleito da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) para que as universidades voltem do RN voltem a ter justiça.

Sobre o caso José Arnóbio

Em abril de 2020, o MEC não nomeou o professor Arnóbio Araújo para reitor do IFRN. Em seu lugar veio a convocação de uma pessoa com uma visão mais bolsonarista.

Josué Moreira, do campus de Mossoró, era o interventor. Tinha filiação ao PSDC e desde 2018 retornou ao PSL, apoiando a candidatura do deputado General Girão, apoiador ferrenho de Bolsonaro, que ajudou a nomeação dele para a Reitoria do IFRN.

Professor Arnóbio

Mais votado pela comunidade acadêmica do IFRN, em dezembro passado, com 48,25% dos votos, o professor José Arnóbio de Araújo Filho derrotou o atual reitor Wyllys Farkatt Tabosa, que obteve 42,26%.

Arnóbio, no entanto, atuou na reitoria do instituto federal.

Em maio a Justiça havia pedido, mas foi suspensa

Em maio, após uma decisão judicial, a nomeação de Arnóbio para ser reitor aconteceu. No entanto o desembargador federal da 1ª Turma do TRF5 Elio Wanderley de Siqueira Filho suspendeu os efeitos da decisão liminar até o julgamento do recurso de agravo de instrumento ajuizado pela Advocacia Geral da União.

Como resultado, o interventor voltara a exercer a função, causando indignação de servidores, professores e alunos da instituição de ensino.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus