Brechando/Cidades / Como participar do memorial às vítimas do Covid-19

Como participar do memorial às vítimas do Covid-19

Você sabia que o Rio Grande do Norte é o segundo estado com mais depoimentos do memorial às vítimas vivas ou mortas do novo coronavírus?

Compartilhe:

Você sabia que o Rio Grande do Norte é o segundo estado com mais depoimentos do memorial às vítimas vivas ou mortas do novo coronavírus? O projeto é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenada pela pesquisadora e historiadora Ana Carolina Moura Delfin Maciel.

Foto acima do título: Tribuna do Norte

“A intenção é mostrar as vivências cotidianas e histórias de qualquer pessoa, durante esta pandemia, são bem-vindas e devem ser contadas”, disse a organização em release enviado à imprensa.

Além disso, o projeto da Unicamp não quer centrar apenas no Rio de Janeiro e São Paulo. Eles querem depoimentos de outros estados brasileiros, inclusive o RN.

Depois do RJ, RN é o estado que mais participa dos relatos

O Rio Grande do Norte já contabiliza um dos estados com o maior número de participação e envio de relatos para o projeto, com 13, 08%, empatado com o Rio de Janeiro.

O gráfico a seguir mostra a distribuição geográfica dos depoimentos:

O projeto tem como objetivo criar um espaço memorial virtual para que pessoas de todos os estados do Brasil, bem como do exterior possam expressar suas memórias e subjetividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Em tempos atípicos de distanciamento social e de vulnerabilidade para a população, ainda é possível estar isolados fisicamente, mas emocionalmente conectados.  

Relatos de países lusos e franceses também são recebidos

O projeto conta ainda com uma comissão curatorial, composta de membros de nove universidades brasileiras (de diferentes áreas do conhecimento, representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país), como também de dois representantes da França e Portugal.

A comissão será responsável por receber e selecionar os relatos que devem compor a plataforma Memórias Covid-19. O projeto tem um caráter plural e democrático, almejando costurar uma teia de narrativas compartilhadas por pessoas de diferentes localidades do país e do mundo, classe social e escolaridade.

Como faz para participar

Para participar, basta acessar o formulário e enviar relatos escritos, sonoros ou visuais, podendo ser cartas, textos, poemas, desenhos, áudios, vídeos e fotos sobre as experiências pessoais em tempos de isolamento social. Os arquivos devem ser de autoria do participante ou estar de acordo com a legislação de Direitos Autorais, Lei 9.610/98.  Os materiais recebidos serão enviados para a análise da Comissão Curatorial e os participantes que tiverem seus materiais selecionados para publicação vão ser informados. Lembrando que não há um prazo limite para o envio dos relatos. Segue o link para acessar o formulário: https://forms.gle/CjrYdaZKnFbMuY7a6

A previsão é de que o site vai estar pronto na segunda semana de agosto, enquanto isso, é possível acompanhar o projeto nas redes sociais, seguindo o instagram @memoriascovid19, como também a página do Facebook: Memóriascovid19.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus