Quem já experimentou o açaí do Joca Júnior ou comprou os seus potes no supermercado? Uma curiosidade, todavia, é que ele existe e foi um surfista profissional bastante famoso na capital potiguar, muito antes de Ítalo Ferreira ser campeão mundial de surf. Vamos contar a sua história a seguir.
Quando pensamos em Joca, a gente associa ao João Carlos, mas o seu nome é José Genival Bezerra Júnior e nasceu longe das praias, mais precisamente no Seridó de Currais Novos.
Ele se mudou para a capital do Rio Grande do Norte em 1980, cujo objetivo era ser jogador profissional de futebol.
Foto acima do título: Artur Dantas.
Virou surfista profissional
Mas, a sua vida em Natal fez com que ele conhecesse o surf, aprendeu a partir de uma prancha emprestada do seu professor de capoeira. Quando pai percebeu o seu talento para o esporte, presenteou como uma prancha própria.
Joca foi campeão brasileiro amador no ano de 1989 e competiu profissionalmente no circuito brasileiro e mundial até 2003. Foi o único surfista brasileiro a ter campeonatos em três categorias: amador, profissional e master.
Além disso, ele ficou em terceiro colocado no Mundial de Surf no ano de 1996.
Aqui tá a entrevista nos anos 90, no auge de sua carreira no surf. Veja:
Sua relação com o açaí
Inicialmente, ele era sócio do “Toca do Açaí”, no qual tinha uma parceria com um empresário paulista. Entretanto, a sociedade foi rompida, nascendo então o Açaí do Joca Jr.
Além de uma fábrica em Parnamirim, a empresa tem uma lanchonete no bairro de Ponta Negra, mais precisamente na Praça do Disco Voador.
A polpa do açaí servida pelo Joca Jr vem da distribuidora Ki-Açaí de Belém. A fruta de origem amazônica é preparada com xarope de guaraná na fábrica em Parnamirim e fornecida para os diversos pontos de venda e para a lanchonete própria.
Deixe um comentário