Brechando/Artistas Potiguares / Marta Jussara, a potiguar que virou Miss Brasil

Marta Jussara, a potiguar que virou Miss Brasil

Embora que não esteja tão em alta, os concursos de Miss ainda chamam atenção. No final da década de 70, uma potiguar se tornou a primeira Miss Brasil natural do estado do Rio Grande do Norte. O seu nome era Marta Jussara, nascida em Mossoró no dia 10 de agosto de 1958, o seu pai…

Compartilhe:

Embora que não esteja tão em alta, os concursos de Miss ainda chamam atenção. No final da década de 70, uma potiguar se tornou a primeira Miss Brasil natural do estado do Rio Grande do Norte. O seu nome era Marta Jussara, nascida em Mossoró no dia 10 de agosto de 1958, o seu pai era funcionário do Aeroporto de Mossoró, residindo naquela cidade.

Quando Marta Jussara tinha dois anos de idade, seu pai foi transferido para São Paulo, onde ela viveu a infância e a juventude. Por isso, muitas vezes, em sua biografia, diz que ela é natural da cidade de São Paulo.

Com a aposentadoria, toda a família voltou para Mossoró, inclusive Marta, que tentou, sem êxito, concluir seu curso de Comunicação Social.

Marta Jussara com as segunda e terceira colocadas no Miss Brasil

Foi indicada pela Associação Cultural e Desportiva Potiguar de Mossoró para representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil 1979, no qual ela venceu e pegou o primeiro lugar, tornando a primeira Miss do estado a receber o título de Miss Brasil, algo que iria acontecer apenas no ano de 2009 com Larissa Costa.

A seguir uma nota de como foi a recepção em Mossoró após o Miss Brasil:

No concurso de Miss Universo, realizado em 19 de julho de 1979 em Perth, na Austrália, ficando em quarto lugar e no quesito traje típico foi a segunda colocada. Aqui um copilado com todas as fotos da então Miss:

 

Era do RN ou não?

Marta, de preto, com as vencedoras do Miss Universo de 1979

Uma curiosidade é que ela ficou conhecida como “Miss Ingrata” pelo fato de ter falado que era de São Paulo durante o concurso de Miss Universo e não em Mossoró, causando, portanto, uma grande revolta pelos potiguares. Por causa disso, ela falou em entrevista a Manchete.

Não é verdade que eu nasci e me criei em São Paulo. Nasci em Mossóro e minha família se mudou para São Paulo quando eu tinha dois anos.

Em Mossoró e Natal eu ia passar férias ou visitar amigos.

Fiquei muito chateada com as histórias que inventaram sobre o local onde nasci, esquecendo que várias foram as misses que não nasceram no estado que representaram o Brasil.

Uma outra curiosidade foi no Miss Universo, quando classificada entre as 12 semifinalistas, Marta Jussara respondera em português.

Depois, ela casou e se mudou para Itália, onde constituiu uma família, entretanto em 2010 voltou ao Brasil, residindo em São Paulo.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus