Brechando/Artigo / [Artigo] Como garantir renda aos trabalhadores na Covid-19

[Artigo] Como garantir renda aos trabalhadores na Covid-19

Renda Básica Já

O Brechando é um trabalho remoto e consigo fazer em modo home office desde a sua fundação, mas eu também estou numa agência de publicidade como social media e por causa do surto do Coronavírus a gente teve que sair do escritório e trabalhar em nossos computadores. Isso é um privilégio ainda manter o emprego,…

Compartilhe:

O Brechando é um trabalho remoto e consigo fazer em modo home office desde a sua fundação, mas eu também estou numa agência de publicidade como social media e por causa do surto do Coronavírus a gente teve que sair do escritório e trabalhar em nossos computadores. Isso é um privilégio ainda manter o emprego, embora para muitas pessoas correm risco de passar fome por conta da quarentena. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás numa medida provisória terrível, após uma chuva de críticas, que permitiria os empresários a não pagar os salários dos funcionários durante quatro meses, caso estivesse na quarentena.  E, agora, o que fazer ? Como impedir que a crise piore?  É possível lutar pelas políticas públicas ficando em casa e cobrar dos políticos ações mais concretas para impedir que pessoas corram riscos desnecessários.

Por isso, o Brechando, outros blogs, influenciadores e sites da internet brasileira estão apoiando o Renda Básica, um grupo de 100 organizações da sociedade civil e grandes economistas se uniu para pedir a Renda Básica Já. Assim, garantimos que as pessoas possam ficar em casa e garantam o mínimo de dignidade para suas famílias em tempos de crise. A campanha propõe um auxílio de 300 reais por pessoa para as 77 milhões de pessoas mais pobres do país, incluindo crianças e idosos, por seis meses. Para fazer o repasse rapidamente e sem precisar de novas burocracias, a campanha propõe usar o Cadastro Único do governo, que já existe e contém os dados de todas as famílias com renda familiar inferior a três salários mínimos no Brasil.

O governo já anunciou a intenção de fazer algo semelhante a isso, mas prometendo apenas 200 reais por mês, por três meses, e limitando-se a um número restrito de profissionais autônomos, sem contar que eles querem fazer isso numa duração de três meses, sendo que o próprio ministro da Saúde, Henrique Mandetta, já disse que o ponto mais baixo da proliferação está previsto para setembro . Além disso, o Governo Federal cortou os benefícios do Bolsa Família, onde os maiores afetados são da região Nordeste, onde tem a principal resistência às ações da presidência.

Esses benefícios só foram recuperados a partir de uma ação do Supremo Tribunal Federal.

O infográfico a seguir mostra as ações que o Renda Básica quer permitir:

Renda Básica quer garantir benefícios ao longo prazo para o trabalhador durante e depois da quarentena

Com a Renda Básica, essa é a única forma de permitir que muitos trabalhadores informais, que precisam do dinheiro para sustentar suas famílias, possam permanecer em casa. Além disso, esse dinheiro permitirá que as famílias tenham acesso a itens de higiene e prevenção, diminuindo ainda mais a disseminação do vírus. Por isso, a entrada do dinheiro precisa imediata.

Os governos ao redor do mundo estão tomando atitudes similares e investindo de forma intensa na contenção do vírus. O Brasil pode adotar essa política e, apesar dos gastos imediatos (que serão de menos de 2% do PIB ao longo dos seis meses, os frutos para a nossa economia serão melhores no médio e longo prazo e a comida na mesa de milhões de famílias estará garantida nesse período tão difícil.

Saiba mais e assine a petição para pressionarmos nossosn deputados federais e senadores a aprovarem imediatamente essa proposta que salvará milhões de vidas em rendabasica.org.br.

O grupo de organizações e movimentos que promovem esta campanha já está em contato com deputados federais e senadores, para que aprovem a medida com urgência. Aqui está uma carta que foi enviada aos deputados federais, e aqui está uma carta que foi enviada aos senadores.
Você, leitor do Brechando, pode ajudar falando do projeto em suas redes sociais falando do movimento e usando sempre as hashtags #VamosPararOBrasil #RendaBasicaJa. Vamos ajudar?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus