Home/Cidades / 5 LPs nacionais que gosto de escutar

5 LPs nacionais que gosto de escutar

Já falei em vários posts no Brechando sobre a minha coleção de discos e como gosto de escutar música na vitrolinha, apesar de não negar um Spotify. Independente se é o artista mais novo, velho ou está no auge da carreira, escutar música é sempre muito bom e ajuda no humor e aprimorar as ideias.…

Compartilhe:

Já falei em vários posts no Brechando sobre a minha coleção de discos e como gosto de escutar música na vitrolinha, apesar de não negar um Spotify. Independente se é o artista mais novo, velho ou está no auge da carreira, escutar música é sempre muito bom e ajuda no humor e aprimorar as ideias. Recentemente, existe um aumento de artistas relançando e lançando as suas produções em vinil, principalmente os artistas nacionais.

Aqui vou listar meus 5 lps de artistas nacionais que eu gosto e escuto bastante na vitrola. A maioria eu comprei assinando o clube do vinil da revista Noize, no qual não faço mais parte e falei de como funciona nesta postagem e é voltado para artistas nacionais, porém podem ser encontrados em sebos e nas lojas dos próprios artistas. Na época, todos custavam 120, se assinasse o clube. No entanto, as tiragens da Noize são bem reduzidas e por isso alguns artistas podem ser mais caros que os outros.

Sim, colecionar LP gasta muita grana. Se você quer ajudar o seu artista, escute suas músicas no formato streaming, mp3, CD e dentre outras formas, mas também você pode encontrar em valores mais baratos em sebos, se tiver sorte.

Vamos começar o ano de 2020 com bastante música. Confira a lista a seguir:

1 ) Tem que acontecer – Sérgio Sampaio

Resultado de imagem para tem que acontecer sergio sampaio vender

É o segundo álbum do considerado maldito da “MPB” e para alguns críticos de música é considerado o melhor do artista.  A gente tem uma matéria sobre a vinda de Sampaio à Natal registrada em um vídeo.

Produção: Discobertas
Custo: Se for a versão de 1976, você encontra pelo preço de R$ 280, mas a maioria das lojas do Mercado Livre vende a versão remasterizada da Noize e o mais barato era 250 reais, se não tivesse lacrado.

2 ) Remonta – Liniker

Resultado de imagem para remonta lp

O primeiro álbum do grupo Liniker e os Caramelows, no qual fala sobre amores que acabaram e foram reconstruídos ao longo do tempo, o que me fez escutar bastante em um período que tive romances conturbados.  O disco foi aclamado pela crítica e fez com que a banda fosse incluída como os melhores da nova geração da música brasileira.

Produção: Pomm_elo
Custo: Como ele é considerado um disco para colecionador devido às poucas tiragens da Noize, ele é um disco bastante salgado, de 300 a 500 reais no Mercado Livre.

3 ) Recomeçar- Tim Bernardes

Resultado de imagem para recomeçar tim bernardes

Este é o primeiro disco solo de Tim Bernardes, vocalista da banda O Terno. Misturando com as influências da banda com a sua identidade própria, o álbum foi bastante premiado e considerado uma obra-prima. Depois de Remonta, era ele que escutava em seguida.

Produção:  Tratore
Custo: Antigamente era vendido na própria loja do site da banda O Terno, porém está fora do ar. No Mercado Livre as pessoas estão cobrando uma fortuna, alguns chegam a ousar e querer vender por 1000 reais, confira aqui.

4 ) Xenia – Xenia França

Resultado de imagem para Xênia França Xenia

Xênia França é uma cantora e compositora brasileira. Nascida no Recôncavo Baiano, passou a adolescência em Camaçari e mudou-se para São Paulo em 2004. Trabalhou como modelo até 2008, quando começou a cantar em bares. Hoje é considerada uma das novas vozes na música brasileira e seu primeiro disco foi indicado ao Grammy Latino.  O disco é bom do começo ao fim, além de mostrar as raizes brasileiras.

Produção: Agogô
Custo: Dos cinco que serão citados, este foi o mais acessível até agora, você pode encontrar no Mercado Livre por R$ 220,  uma centena a mais do que foi vendido originalmente. O mais acessível foi a versão japonesa do álbum que está por 170 reais por aqui.

5 ) Em noite de climão – Letrux

Resultado de imagem para letrux em noite de climão capa

Nos anos 2000, Letícia Novaes juntamente com o multi-instrumentista e compositor Lucas Vasconcellos, formava a banda Letuce.  Em 2016, o grupo encerrou suas atividades No ano seguinte, ela adotou o nome artístico de Letrux e lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Em Noite de Climão”, que foi eleito o 10º melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. Além disso, ela se tornou uma queridinha dos festivais de música alternativa. Com um pop dançante e letras debochadas, ela tocou muito no meu toca-discos. Um dos melhores LPs nacionais da década de 2010.

Produção: Deck
Custo: Se quiser a versão Noize, no Mercado Livre está por 500 reais.

Se tiver informações novas sobre esses LPs nacionais, eu atualizarei a matéria.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus