Brechando/Cidades / Para evitar suicídios, grupo de prevenção coloca um portão na pista da ponte Newton Navarro

Para evitar suicídios, grupo de prevenção coloca um portão na pista da ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro é vigiada por grupo para evitar suicídios em Natal

Compartilhe:

O grupo Sentinelas de Cristo é um grupo de evangélicos em Natal que fazem vigília na ponte Newton Navarro, que liga a zona Sul com a zona Norte. A intenção é evitar que as pessoas utilizem a ponte para cometer suicídio. Porém, eles tomaram uma medida drástica para que pessoas com depressão evitem pular: colocar um portão na entrada na parte de pedestres.

Agora, quem andar pela ponte como travessia precisa de um plano b para ir às praias do Forte do Meio e vice-versa. Essa não foi a primeira ação, uma vez que eles já colocaram em toda a ponte com placas de mensagem de incentivo para aqueles que estão em depressão.

Somente em todo o país foi registrado mais de 11 mil casos apenas no ano de 2018. Ou seja, a cada 100 mil habitantes, cinco resolvem retirar a sua própria vida. Os maiores casos registrados foi no estado de São Paulo, que houve 2367 mortes registradas.

Já no Nordeste, o Ceará registra mais de 603 mortes e atrás estão os estados de Pernambuco (436), Bahia (371) e o Rio Grande do Norte, que registra 212 mortes provocadas pela própria pessoa. Por falar no estado potiguar, houve um aumento de 37% dos casos comparando o ano de 2018 com 2017, a maior variação de todos os estados brasileiros e isso significa que a cada 100 mil pessoas, 6 resolvem chegar a retirar própria vida.

A fotografia acima é de autoria de Ney Douglas Marques.

Caso você tenha um amigo que está com depressão e precisa de ajuda, indique a ele ligar o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que vai ajudar a orientar a melhor forma para não realizar o suicídio. Além disso, procurar um psiquiatra e psicólogo preparados para ajudar no combate a doença e fazer o melhor tratamento possível. O CVV também tem uma conta no Skype (www.cvv.org.br) e ligar para a emergência 192 do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu) para ser atendido. Além disso, vocês podem pedir ajuda em qualquer unidade básica de saúde e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus