Brechando/Brechando Vlog / Dia Internacional da Mulher: 19 fatos sobre ser feminino no RN

Dia Internacional da Mulher: 19 fatos sobre ser feminino no RN

A sexta-feira celebra-se o Dia Internacional da Mulher, onde devemos relembrar as conquistas que a mulherada conseguiu provar, mas, mesmo assim, alguns ainda consideram a luta como algo desnecessário ou faz com que os homens e as mulheres ficam contra uns aos outros. Nosso especial deste dia será mostrando 19 fatos sobre esta luta e…

Compartilhe:

A sexta-feira celebra-se o Dia Internacional da Mulher, onde devemos relembrar as conquistas que a mulherada conseguiu provar, mas, mesmo assim, alguns ainda consideram a luta como algo desnecessário ou faz com que os homens e as mulheres ficam contra uns aos outros. Nosso especial deste dia será mostrando 19 fatos sobre esta luta e alguns dados atuais sobre ser mulher no Rio Grande do Norte. Confira a lista a seguir:

1) A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa.

2) Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

3) As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país.

4) A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março.

5) No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

6) Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 17, data da principal manifestação, 8 de março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

7) Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher.

8) Há 29,8% das mulheres natalenses sustentam as famílias.

9) 187 mil mulheres em Natal participam de atividades da economia ativa.

[the_ad_group id=”3553″]

10) 13 mil mulheres natalenses possuem filhos e não são casadas.

11) Mais de 425 mil mulheres existem em Natal.

12) Mais de 224 mil mulheres já tiveram filhos.

13) A média do salário da mulher é R$ 1.341,18 e os dos homens R$ 1.802,63.

14) Representaram 30,5 % das candidaturas nas Eleições 2018.

15) O RN é o único estado brasileiro a ter uma mulher como Governadora: Fátima Bezerra.

18) Existe um portal chamado Portal da Mulher Potiguar, organizado pelo Governo do Estado,que fornece as principais informações sobre leis e outros direitos que a mulher tem garantido.

[the_ad_group id=”3553″]

19) Temos sete mulheres vereadoras, quatro deputadas estaduais, uma federal e uma senadora.

O feminismo não é mimimi

O segundo episódio do Brechando Vlog, no nosso canal no You Tube, falou um pouco de como é se descobrir feminista e nesta matéria vamos colocar o vídeo para que os leitores relembrem ou conheçam, caso não tenha visto. Veja a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus